Equipamentos foram construídos com recursos de parceria entre o MDS e o Consórcio de Desenvolvimento da Região do Ipanema
A região do Ipanema, no semiárido alagoano, recebeu nesta sexta-feira (30) 2.488 cisternas de placas de cimento, durante o Encontro de Celebração Pública em Comemoração ao Mês das Águas nos Territórios da Cidadania Médio Sertão, Alto Sertão e Bacia Leiteira no Estado de Alagoas.
Do total, mil unidades foram construídas pelo Consórcio de Desenvolvimento da Região do Ipanema (Condri) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Outras 1.488 tiveram o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).
As mil cisternas feitas por intermédio da parceria com o MDS são parte de um convênio de R$ 20,5 milhões assinado com a Condri, em dezembro do ano passado. O acordo prevê a construção 3.450 unidades para consumo de água, além de outras tecnologias de captação para a produção agropecuária, que beneficiarão mais 1.900 famílias. As 2,4 mil cisternas de água para consumo, previstas no convênio, serão construídas ainda este semestre.
De acordo com o coordenador-geral de Acesso à Água do MDS, Igor Arsky, que está no município de Santana do Ipanema desde segunda-feira (26), o governo quer reforçar a parceria com os municípios universalizar ainda mais o acesso à água na região.
Igor Arsky também visitou os projetos de segurança alimentar e nutricional produtiva e universalização do acesso à água para o consumo humano nas comunidades de Jaqueira, Cajarana e Riacho, todas na região do Ipanema.
Durante o encontro, foram promovidas oficinas de técnicas de construção de cisternas de placas de cimento, destinada a agricultores pedreiros. Além disso, os agentes comunitários de saúde e beneficiários receberam capacitação em gerenciamento dos recursos hídricos.
*Informações MDS