Audiência no Ministério da Fazenda abre a quarta semana da Jornada Nacional de Luta

11/05/2010 - 00:00

A quarta semana de reivindicações da VI Jornada Nacional de Luta iniciou-se com audiência no Ministério da Fazenda, onde o secretário-executivo, Nelson Machado, e o secretário-adjunto de Política Econômica, Gilson Bittencourt, receberam a executiva da FETRAF-Brasil.

?No avanço das questões da reforma agrária e da política agrícola, o grande desafio é o orçamento?, afirmou Elisângela, após expor o andamento das últimas semanas de negociação com o governo federal.

Da parte do ministério, FETRAF ouviu um discurso otimista, quando Gilson Bittencourt relatou os avanços nas linha de crédito do Plano Safra, ?com uma significativa elevação de recursos?, disse ele.

Houve um consenso de que o debate agrícola tem avançado, mas o agrário ainda deixa muito a desejar. Segundo Nelson Machado, essa fragilidade pode ser revertida com uma parceria mais consolidada com os movimentos sociais que, assim como a FETRAF, precisam ajudar na construção de soluções e não apenas trazer os problemas. Machado encerrou a audiência garantindo que uma suplementação no orçamento para a agricultura familiar e a reforma agrária vai ser estudada, mas, deixando claro as dificuldades.