Cultura no campo

24/05/2011 - 00:00

FETRAF-BRASIL reivindica promoção de atividades culturais nas comunidades rurais com a criação de bibliotecas, cinemas, incentivo às práticas musicais e centros culturais nas comunidades

Escrito por Fernanda Silva ? IMPRENSA FETRAF-BRASIL

Em audiência com Morgana Eneile, assessora especial do no Ministério da Cultura a FETRAF-BRASIL reivindicou a promoção de atividades culturais nas comunidades rurais com a criação de bibliotecas, cinemas, incentivo às atividades musicais e centros culturais nas comunidades. O objetivo consiste em levar ao campo os mesmos atrativos para a juventude que a zona urbana proporciona. A audiência ocorreu na manhã da última terça-feira (24).

Rosival Leite, coordenador da FETRAF-Bahia levantou a necessidade de integração entre FETRAF-BRASIL e ministério para formular propostas que garantam a inserção da agricultura familiar nos programas. ?Hoje mais de 90% deles são voltados para a população urbana e isso contribui muito para o êxodo rural?, mencionou.

Preocupados com a falta de opção cultura para a juventude rural, Cleonice Back, coordenadora da Juventude da FETRAF-SUL explicou que a sucessão nas propriedades da agricultura familiar tem sido fator prejudicado pela inacessibilidade do meio rural às políticas culturais.

Morgana, reconheceu que a questão da juventude foi um dos temas ignorados pelo ministério, mesmo com os inúmeros avanços obtidos nos últimos oito anos, e explicou que a pasta está em ?processo de valorização do ambiente rural?.

?Por mais que tenhamos implantado projetos culturais para os jovens não estabelecemos políticas específicas para a juventude?, Agora, juntamente com outros setores do governo o objetivo é contemplar a juventude do campo.

Como medida para reverter essa situação de exclusão social cultural, a elaboração de um kit de cultura foi proposto ao ministério, que significa levar cinema e teatro às comunidades, proporcionando também cursos de formação para que a juventude seja protagonista nas ações.

A entidade frisou também a necessidade de apoio para as atividades culturais e, para criação de espaços de cultura para que a comunidade possa realizar manifestações culturais.

Para isso, a FETRAF-BRASIL apresentará mapeamento sobre as atividades culturais locais, para que o ministério da Cultura avalie como poderá contribuir na promoção delas.

Morgana, explicou que para incentivar ações individuais de cultura, o ministério tem o programa ?Micro-projetos culturais? que possibilita à pessoas físicas adquirirem todo tipo de apoio, como aquisição de instrumentos musicais, gravação de CDs, etc. A participação no projeto acontece por meio de edital e tem o valor máximo de R$ 8 mil. Na reivindicação de apoio às atividades culturais e da juventude da FETRAF- BRASIL, segundo Morgana, o ministério analisará como poderá contribuir na realização do Encontro Nacional da Juventude Fetrafiana, e nos encontros regionais. Assessoria técnica da entidade formatará proposta para entrega do projeto.