CONTRAF BRASIL participa do Seminário Nacional do PNCF

13/12/2017 - 10:35

O seminário de reordenamento agrário acontece entre os dias 12 a 14 de dezembro em Natal no Rio Grande do Norte

Lideranças da CONTRAF BRASIL participaram do Seminário Nacional do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), em Natal, no Rio Grande do Norte, nesta terça-feira 12.12. O programa dá condições para que os agricultores familiares, trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento.

A CONTRAF BRASIL, enquanto representante da agricultura familiar no Brasil, foi uma das entidades que executaram, por meio de convênio com o Governo Federal, o programa entre o período de 2014 à 2016. Com sucesso, junto as Fetrafs, foram atendidas famílias em diversos municípios nos estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Segundo Jefferson Coriteac, secretário da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), em 2018, por meio do programa, devem ser beneficiados 2 mil famílias, em 21 estados.

“Atingimos resultados positivos com o programa. É uma ferramenta fundamental para levarmos o acesso à terra aos agricultores familiares. Por meio do programa o agricultor familiar consegue ampliar sua produção. Criar mecanismos para que possamos fortalecer o setor é pensar em desenvolvimento social e econômico”, avalia Lázaro Bento, coordenador de gestão e finanças da CONTRAF BRASIL, que esteve na mesa de abertura do evento.

A coordenadora da secretaria geral da CONTRA, Josana Lima, assessor da direção nacional Eustácio Magno Macedo, entre outras lideranças e representações da CONTRAF BRASIL e Fetrafs também estiveram presentes no evento.

“Em 2017 não executamos o programa porque os recursos foram contingenciados e o Governo Federal não assinou nenhum contrato. Estamos aqui para reafirmar, enquanto movimento social, que reivindicamos a continuidade e manutenção do programa, que é tão importante para o campo. Com o PNCF, transformamos a realidade do campo, produzimos mais alimentos saudáveis e fazemos a diferença na economia dos municípios”, explicou Josana Lima.

No seminário, o secretário anunciou que nos próximos dias deve ser publicado o decreto que irá regulamentar o crédito fundiário. A CONTRAF BRASIL aguarda a publicação para assim dar continuidade ao programa, que deve atender cerca de 2.300 municípios.