A Contraf Brasil, representada pelo coordenador geral Marcos Rochinski, participou desta semana da reunião gerencial de compras de alimentos da agricultura familiar por órgãos públicos, em Brasília. O evento reuniu cerca de 100 gestores do governo federal e agricultores familiares interessados em comercializar os produtos para a administração pública.
- Assista a metéria no final da página
“A Contraf Brasil acompanha de perto seus produtores, associações, cooperativas, sindicatos, para fortalecer as compras institucionais. Nosso papel neste evento, também é cobrar o compromisso do próximo governo com a manutenção destes importantes programas como PAA e PNAE, que são canais fundamentais no escoamento da produção de centenas de agricultores e agricultoras familiares”, avalia Rochinski.
Durante o evento, também foi lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o curso à distância sobre a modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O curso à distância foi elaborado para estimular o crescimento do mercado, e assim, órgãos federais, estaduais e municipais possam adquirir cada vez mais os produtos da agricultura familiar.
“Como agricultores familiares temos que estar cada vez mais organizados, para atender estas demandas. Esperamos que o próximo governo garanta orçamento e principalmente a continuidade dos programas das compras institucionais para fortalecer a comercialização dos produtos dos agricultores familiares”.
Neste cenário, vale lembrar que a agricultura familiar hoje é responsável pela produção de 70% dos alimentos consumidos na mesa dos brasileiros, além de ser o principal modelo de produção que garante a segurança alimentar e nutricional do país.