De 21 a 23 de agosto de 2024, Mossoró-RN se transformou no epicentro das inovações para a agricultura familiar com a realização do Seminário Regional do Nordeste: Máquinas e equipamentos para a Agricultura Familiar. O evento, visa promover debates e integrar prioridades na busca pelo desenvolvimento de máquinas, implementos e ferramentas adaptadas à realidade do agricultor familiar, conta com a presença da Coordenadora Geral, Josana Lima, da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil – CONTRAF Brasil.
As delegações da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Pernambuco (FETRAF PE), da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Ceará (FETRAF CE) e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Rio Grande do Norte (FETRAF RN) também marcam presença, destacando a importância da unificação de esforços entre os estados para o fortalecimento da agricultura familiar.
O evento teve uma programação rica, com painéis que abordaram desde as políticas de financiamento até as últimas inovações em mecanização agrícola. Os participantes puderam participar de mesas-redondas e trabalhos em grupo, discutindo arranjos produtivos e soluções tecnológicas que visam impulsionar a sustentabilidade e a produtividade das pequenas propriedades rurais.
No primeiro dia do seminário, os participantes puderam ouvir especialistas discutindo o programa "Mais Alimentos" e a proposta da Plataforma Digital de Máquinas e Equipamentos. O segundo dia foi marcado por debates sobre as oportunidades de financiamento para a agricultura familiar, com a participação de representantes de diversas instituições. O encerramento do seminário no dia 23 promete trazer reflexões sobre as ações e encaminhamentos após os intensos dias de discussões.
Este seminário não só representa um passo importante para a modernização da agricultura familiar, mas também consolida a visão coletiva em torno da inovação tecnológica e do fortalecimento de laços entre os agricultores, instituições e governo, visando um futuro mais sustentável para o campo nordestino.