Fetraf RS ganha prêmio na Expointer 2019

02/09/2019 - 10:30

A federação ganhou destaque este ano por sua plena participação no evento e na qualidade dos produtos apresentados na Feira

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul tiveram destaque na edição Expointer 2019. Isso porque ganhou o prêmio de qualidade nas três categorias como melhor produto da Agricultura Familiar.

A Cachaçaria Fortuna levou o prêmio em 1,2 e 3 lugares com as cachaças Prata, Envelhecida Extra Premium e Envelhecida Premium.  

Na 42ª edição deste ano, a expointer cresceu em vendas e negócios totalizando 17,37% em relação ao ano passado com mais de R$ 2,6 bilhões.  O setor da agricultura familiar vendeu mais de R$ 4,5 milhões, representando um crescimento de 13,51% em relação ao ano passado.

O coordenador da Fetraf-RS, Rui Valença, parabenizou as premiações e enalteceu a participação de todos, destacando que os grandes ganhadores são os agricultores familiares do Rio Grande do Sul pelo sucesso da Feira da Agricultura Familiar em mais uma Expointer.

Ainda, no último dia de evento a Feira realizou o 2° Encontro de Sementeiros Crioulos do Pavilhão da Agricultura Familiar, realizado no estande institucional da Fetraf-RS. Durante a atividade, os agricultores e agricultoras familiares e demais visitantes conversaram sobre a realidade de cada região no que diz respeito a preservação das sementes crioulas, a importância dela para a agricultura. No final os participantes, em ato simbólico, trocaram sementes mostrando a diversidade e o fortalecimento da semente crioula para ampliar a variedade de alimentos.