VI Congresso da Agricultura Familiar do Estado de Goiás- FETRAF/GO

29/04/2022 - 00:16

Durante o evento os congressistas discutiram pautas sobre os direitos dos trabalhadores do campo e quais os novos rumos a serem tomados em um ano decisivo para o país.

Aconteceu nos dias 25 e 26 de abril o VI Congresso da Agricultura Familiar do Estado de Goiás- FETRAF/GO, o evento ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás - SindSaúde em Goiânia. Durante o evento  foi discutido a visão interna dos desafios e conquistas enfrentados pela FETRAF-GO, a análise de conjuntura Nacional, internacional e estadual com a Conselho de Pastoral da Terra – CPT e a Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar – CONTRAF/BRASIL   que dialogou com os presentes sobre a importância  da reorganização dos sindicatos, associações, cooperativas e o fortalecimento da federação  e dos sindicatos junto as Sintrafs para que se possa enfrentar de uma forma mais organizada e mais forte e automaticamente fortalecendo a nossa confederação.

O coordenador de gestão, finanças, políticas públicas e sociais, Lazaro Souza fez uma fala importante no primeiro dia de congresso e ressaltou a importância de ter uma construção de debates com pautas da agricultura familiar, como reforma agrária, comercialização, da produção, fortalecimento das cooperativas, a criação de cooperativas nacionais e a reorganização de todo o processo da agricultura familiar principalmente no estado de Goiás. “O processo eleitoral desse ano, nos traz a defesa da eleição do presidente Lula, de deputados que tem compromisso com a agricultura familiar tanto federais como estaduais para que a gente possa ter um novo ano com um governo que tenha compromisso com a classe trabalhadora para que a gente possa avançar nos projetos da agricultura familiar, de forma organizada para que possamos lutar pelas políticas públicas, com acesso ao crédito, assistência técnica e a terra.” Disse

 No segundo os congressistas dialogaram sobre as diretrizes e bandeiras de luta que a federação deverá defender nos próximos anos, sobre os créditos fundiários com a alteração estatutária, a política sobre a reforma agrária junto ao INCRA, os passos que se deve tomar diante dos próximos desafios em relação as tomadas e posses de terras. Esteve presente durante o congresso a Coordenadora Geral da Confederação dos trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF-BRASIL), Josana Lima que fez uma reflexão sobre como a CONTRAF está preparando as federações e sindicatos para decidir os próximos anos. Enfatizou a importância de pensarmos no processo eleitoral, relembrando todos os obstáculos que os   trabalhadores do campo tiveram nesses anos de desmonte e ataques as famílias agricultoras. “A agricultura familiar alimenta 70% da população brasileira e não são alimentos que se exportam pra fora e sim que fica na mesa do povo brasileiro. Passamos por uma pandemia que foi comprovado que se estamos aqui hoje é em função da produção de alimento. Estamos com o papel de reconstruir as politicas publicas não só para o campo, mas de intensificar nosso processo organizativo na política. É ela quem decide o rumo que nosso país toma. Esse é o nosso desafio!” disse

Durante o encontro a coordenadora falou sobre a criação dos comitês de luta: “Contra fome e pela vida”, que terão o papel fundamental nos municípios e comunidades para que se tenha diálogo direto com as lideranças locais e com as famílias que estão nas comunidades. Para que o povo não receba informações que só a mídia passa que nem sempre são verdadeiras e essenciais para a categoria. Somos a classe que mais tem capacidade e potencial para contribuir diretamente para o país sair do mapa da fome novamente.” A nova direção da FETRAF- GO foi eleita. Aos que ficaram, que se foram e a todos os trabalhadores é preciso fazer ações locais, precisamos defender os trabalhadores e retomar ao nosso poder de compra desse país e para isso vamos passar pelo processo eleitoral e a CONTRAF orienta que os trabalhadores apoiem candidatos que defendam os direitos dos trabalhadores do campo. Que enxerga a agricultura familiar! Nosso desafio maior é retomar a presidência desse país com o ex presidente Lula e o nosso comitê quer muito mais do que falar, queremos apresentar e escutar nossos companheiros e companheiras das federações e sindicatos. Quais serão as nossas demandas prioritárias?  Vamos formalizar os documentos dos comitês e apresentar para nossas lideranças o que é que precisamos para lutarmos pela agricultura familiar desse país.” Disse Josana.

Estiveram presentes no VI congresso o  vereador de Goiânia, Mauro Rubem (PT), presidente da Central Única dos Trabalhadores do Goiás e pré candidata estadual, Bia de Lima e pré candidato a deputado Estadual Valdir do MST que fizeram falas importantes sobre a atual conjuntura do país em relação ao desmonte do Governo Federal sobre os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, enfatizaram a importância da participação dos agricultores e agricultoras familiares para decidir o futuro do nosso país e enfatizaram a importância de escolherem parlamentarem que defendem a pauta e os direitos da agricultura familiar.

O Congresso foi fundamental nesses dois dias os congressistas discutiram as mais importantes diretrizes para que se possa visualizar as prioridades para 2022.  A CONTRAF- Brasil não concorda com esse   desmonte e esse descanso do Governo Federal com nossos trabalhadores e trabalhadoras. É de suma importância a prioridade para reconstruir esse país, não só através do voto, mas apresentando pautas que possamos contribuir com as famílias assentadas, para voltarmos a produção comercializada, a retomada do poder de compra que foi perdido nesses últimos anos e mais do que nunca ampliar nossa bancada parlamentar com pessoas que nos representam para assim avançarmos e darmos passos largos.

No final do congresso foi feita a posse e apresentação da nova direção dos companheiros e companheiras da FETRAF GO, que receberam as boas vindas e muito acolhimento da coordenadora geral da CONTRAF- Brasil Josana Lima.

É tempo de esperançar!