CMN amplia prazo de pagamento para agricultores com perdas

16/04/2012 - 00:00

Podem ser prorrogadas para até 2 de janeiro de 2013, o vencimento das parcelas vencidas e a vencer, entre 1º de fevereiro de 2012 e 1º de janeiro de 2013, das operações de crédito rural.

Os agricultores atingidos pela estiagem nos estados do Nordeste e enchente na região Norte podem prorrogar, para até 2 de janeiro de 2013, o vencimento das parcelas vencidas e a vencer, entre 1º de fevereiro de 2012 e 1º de janeiro de 2013, das operações de crédito rural. A medida vale para contratos que estavam com o pagamentoem dia até 31 de janeiro de 2012 e não beneficia as operações que estão amparadas por alguma modalidade de seguro agropecuário.

A pedido do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Conselho Monetário Nacional aprovou, em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (12), a renegociação das operações de crédito de custeio e investimento no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) aos agricultores familiares que tiveram perdas superiores a 30%.

Agricultores com financiamentos de custeio da safra 2011-2012 poderão pagara primeira parcela um ano após a data da formalização da renegociação, em até cinco parcelas anuais.

Aqueles que possuem contratos de custeio de safras anteriores à safra 2011-2012 e com contratos de investimento, inclusive com parcelas já prorrogadas por autorização do Conselho Monetário Nacional (CMN), podem prorrogar as parcelas para até um ano após o vencimento da última parcela do contrato.

As renegociações e prorrogações devem ser formalizadas nos bancos e agentes financeiros até o dia 31 de março de 2013.

Panorama na região NE
Mapas gerados por modelo fornecido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), de plantio e colheita até o dia 22 de março nos estado da Bahia, Piauí e Maranhão, cujo plantio começou em novembro e dezembro, indicaram que o Estado mais penalizado, foi a Bahia, com perdas de até 75% para as culturas do feijão e do milho. Para o Maranhão as perdas máximas indicadas pelo modelo, chegaram a 30%. No Piauí, em sua porção centro-sul, as perdas variam entre 30 a 75%.

Praticamente todo o Estado da Bahia teve redução de chuva, variando entre 50mm a 100mm, abaixo das médias climatológicas. No norte do Estados do Maranhão, o volume de chuva em fevereiro, teve declínio superior a 100mm.

*Fonte MDA