A Fetraf do Rio Grande do Norte tem promovido várias atividades junto aos agricultores e agricultoras familiares da região, para avançar no desenvolvimento da produção, comercialização e direitos da classe trabalhadora.
Junto aos Sintrafs a federação também trabalha os temas que tramitam no Congresso e podem afetar diretamente a Agricultura Familiar, como é o caso da proposta da Reforma da Previdência, apresentada pelo Governo Jair Bolsonaro.
Uma das atividades ocorreu nesta semana com a assembleia no Sintraf do município de Santo Antônio, incluindo o debate da PEC 06/19. A mesma agenda também foi tratada no sindicato do município de Janduís.
Para além destas ações, outras estratégias, paralelamente tem disso traçadas. Como foi o caso do intercâmbio na regional sindical Potengí, com duas visitas em unidades de produção em Bom Jesus, cidade a 59 km da capital do estado. O objetivo é a troca de experiências e conhecer casos de sucesso no campo.
Ainda, a federação busca ações para a assistência técnica de extensão rural. Os sindicatos participaram de reuniões com o presidente da Emater, César Oliveira e o chefe de gabinete, Hildemar Peixoto, para discutir mecanismos de assistência técnica para os agricultores e agricultoras familiares.
Para a Fetraf RN, apesar das dificuldades da atual conjuntura acredita que esse é o momento, mais do que nunca, dos sindicatos se fortalecerem, justamente para garantir os direitos e as políticas públicas por meio da organização sindical.