Contraf Brasil destaca que Agricultura Familiar é um modo de vida e resistência no lançamento da Década da Agricultura Familiar

11/09/2019 - 18:17

O evento ocorreu na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira e contou com a presença de diversos setores do desenvolvimento rural

O coordenador geral da Contraf Brasil, Marcos Rochinski, durante o lançamento da Década da Agricultura Familiar 2019-2028, na Câmara dos Deputados, destacou que a Agricultura Familiar não é um modelo de produção é um modo de vida, de resistência e de desenvolvimento sustentável.

A Contraf Brasil participou da solenidade junto a representantes das principais entidades do país para falar sobre os desafios do setor. A Década da Agricultura Familiar 2019-2028 foi instituída pela ONU e já tinha sido lançada mundialmente em Roma no mês de maio, e na América Latina em agosto, na República Dominicana. O objetivo dessa declaração é valorizar a agricultura familiar em todos os países e impulsionar o desenvolvimento sustentável, desafiando os governos a colocá-la no centro das políticas de segurança alimentar.

“Para o país que se preocupa com a segurança e soberania alimentar de seu povo é de fundamental importância que o Governo se preocupe em desenvolver políticas públicas que incentivem a permanência dos jovens, das mulheres, dos homens do campo, das águas e das florestas em seu território e comunidades”, explica o coordenador da Contraf.

São esses agricultores e agricultoras familiares os responsáveis por colocar mais de 70% dos alimentos que compõe a cesta básica do povo brasileiro. “  

Saudamos em nome da Contraf Brasil, federações e sindicatos a iniciativa da FAO em decretar os próximos 10 anos como a Década da Agricultura Familiar. Esperamos que nesse período o governo brasileiro e demais países estejam voltados a construção de políticas públicas que fortaleçam este setor. Temos a consciência de que, principalmente para acabar com a fome no mundo e no nosso país, é fundamental a construção de um modelo de desenvolvimento que prestigie a produção de alimentos saudáveis a partir da agricultura familiar”, pontua Rochinski lembrando que é por meio desse modo de vida e produção que a população terá acesso a alimentos mais saudáveis. “Assim poderemos ter um desenvolvimento sustentável, inclusive acabar com a fome que assola muitas nações por todo o mundo. Parabéns a FAO e a todas organizações envolvidas. Desejamos continuar sendo por muitas décadas as mãos que alimentam a nação”.