A direção da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul – FETRAF-RS/CUT – realizou uma audiência com o secretário da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Covatti Filho. O objetivo do encontro foi entregar oficialmente ao secretário a pauta de reivindicações da Agricultura Familiar ao governo estadual para o ano de 2019.
Entre os pontos da pauta, discutiu-se sobre o Programa Troca-Troca de Sementes. A solicitação principal é de antecipar a contratação. A Fetraf-RS também apontou a necessidade de mais espaço de participação nas feiras estaduais da Agricultura Familiar. Outra preocupação da Fetraf-RS que foi tratada na audiência, diz respeito à Cadeia Produtiva de Leite, pedindo uma intervenção política junto ao Ministério da Agricultura no ensejo de prorrogar as exigências das portarias 76 e 77 e quanto as importações de leite da Argentina e do Uruguai e as medidas antidumping. Também foram tratadas questões de infraestrutura, principalmente programas de acesso à internet no campo, além da geração de energia solar.
Para o Coordenador Geral da Fetraf-RS, Rui Valença, esta audiência foi uma oportunidade para apresentar ao secretário Covatti Filho as principais preocupações da Agricultura Familiar gaúcha. ‘Iniciamos um processo de colaboração entre a Secretaria da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural e a Fetraf-RS, que será materializado a partir de reuniões técnicas”.