FETRAF/BRASIL marca presença na Oficina de Diálogo sobre o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural

24/02/2016 - 16:01

Organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o evento vai discutir as demandas dos jovens do campo e priorizar as propostas que integrarão o Plano.

O coordenador de Juventude da FETRAF/BRASIL, Francisco Auri Alves Junior, participa até o dia 25 de fevereiro da “Oficina de Diálogo sobre o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural”.

Organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o evento vai discutir as demandas dos jovens do campo e priorizar as propostas que integrarão o Plano.

De acordo com o coordenador Francisco Auri Alves Junior, ”a oficina é fruto de uma luta histórica dos movimentos de juventude e dos conjuntos dos movimentos sociais que lutaram e demandaram a construção do Plano Nacional de Sucessão Rural”.

O coordenador tem ainda a expectativa que o debate possa fortalecer o processo de articulação para desburocratizar as políticas públicas necessárias para que os jovens vivam em condições dignas no campo. “A gente espera que esse debate instrumentalize caminhos para consolidar diversas políticas necessárias para se viver no campo, como educação, segurança, saúde e cultura. A consolidação dessas políticas é importante para que o jovem tenha condição de permanecer em seu território”, disse.

Durante o encontro serão discutidas ainda propostas já demandadas pela sociedade civil, colhidas das pautas dos movimentos sociais do campo, enviadas ao governo federal nos últimos cinco anos e, também, das etapas da 3ª Conferência Nacional de Juventude, realizada ao longo do 2º semestre de 2015. 

Além de jovens representantes das organizações nacionais da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais, acadêmicos que estudam desenvolvimento rural e juventude e membros do governo, participam também da oficina, os representantes regionais do Maranhão, Sara Regina; de São Paulo; Sara Cristina; do Pará, José Augusto, de Goiás, Sueila Conceição e do Sul, Douglas Censi.