FETRAF- PA REALIZA PROJETO DE CONSCIENTIZAÇÃO DO OUTUBRO ROSA

17/10/2022 - 13:26

Nesse mês de outubro é realizado mundialmente a campanha “Outubro Rosa” para alertar e conscientizar a população sobre o câncer de mama.

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990 em Nova York (EUA).O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

A importância da mobilização é olhar com atenção para a saúde e à disseminação de dados preventivos, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade para mulheres diagnosticadas com câncer de mama.Durante todo o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames. A CONTRAF Brasil apoia iniciativas como essa e entende que são ações fundamentais para prevenção, visto que os estágios iniciais, a doença é assintomática.

A iniciativa da Campanha Outubro Rosa na  FETRAF -PARÁ veio da coordenadora Noemi Gonçalves que há 14 anos foi diagnosticada com câncer de mama e hoje curada percebeu no seu tratamento a falta de informação não só para as mulheres como também para a família e sociedade. Noemi participa há sete anos do  Instituto Esperança e Vida exclusivamente para pacientes de Oncologia localizado em Marabá no Pará. Decidiu então transformar toda sua luta contra o câncer em informação.

Atualmente além da coordenadora,  as mulheres que fazem parte da federação fazem palestras, dando testemunho de cura, cuidados que precisam ter com a saúde, prevenção e conscientização do câncer. A Fetraf Pará possui oito regionais e três coletivos:  o agrário, de mulheres e de jovens. A iniciativa aconteceu depois da perda da companheira Viviane Pereira que faleceu devido a luta contra o câncer. Com a perda criou se o coletivo de mulheres, dentre elas a filha da companheira Viviane, da Regional Carajás.A regional é formada por 11 comunidades e cada mulher fica responsável por  realizar um encontro, um café da manhã com mulheres da comunidade ou municipio onde acontecem  palestras de conscientização e prevenção ao câncer.

Segundo a coordenadora de Fetraf - Pará, a ideia da  campanha  na regional Carajás e que  o projeto: “Campanha Outubro Rosa” se estenda por todo estado do Pará e ressalta a importância da luta contra o câncer e da perda de uma liderança feminina que faleceu lutando contra o câncer durante oito anos e faleceu ano passado.  “A proposta é fazer que com essa campanha que as mulheres dos nossos sindicatos e fetrafs estejam envolvidas em cada uma de suas comunidades e municípios levando informações para agricultoras para que se previnam durante o dia a dia. A Campanha realizada é uma homenagem a Viviane Pereira que foi e sempre será uma eterna liderança, foi  diretora-presidente da federação e lutou contra o câncer durante oito anos. A memória dela estará sempre em nossos corações e em todas as atividades realizadas aqui na Fetraf-Pará. ” disse

SOBRE O CÂNCER DE MAMA:

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Fonte: inca.gov.br