FETRAF-RS cobra do Governo Federal soluções para estiagem que afeta a Região Sul

31/03/2022 - 10:23

A estiagem já acontece na região sul pelo terceiro ano consecutivo sendo que nesse ano de 2021/2022 são mais de 425 municípios declararam situação de emergência.

Um conjunto de dirigentes da FETRAF-RS e das entidades do campo estiveram nos dias 29 e 30 de março, em Porto Alegre, realizando um conjunto de reuniões com representantes do governo e da assembleia legislativa .O intuito dessa mobilização é cobrar do governo federal  a promessa de anúncios das ações que forneceriam um auxilio emergencial no valor de um salário mínimo, credito de 10 mil reais aos agricultores e agricultoras sem juros e a anistia de parcela de financiamento de 80% . Insatisfeitos com a falta de ação do governo estadual que embora tenha realizado esses anúncios de ações para minimizar a situação da estiagem no estado, não realizou nenhum movimento de detalhar e de efetivar esses anúncios.

Dentre as reuniões previstas, estavam: reunião com o Presidente da Assembleia Legislativa, CONAB e visita aos gabinetes dos deputados estaduais. As entidades também aguardaram a confirmação de reunião com a secretaria da agricultura. A FETRAF-RS e demais entidades também buscam com estás ações, sensibilizar os deputados e o governo estadual para cobrar o governo federal, dado que este também tem se demonstrado indiferente com a situação.

A estiagem atinge todos os estados da região sul além do Rio grande do sul, afeta o Paraná, parte do Mato Grosso e Santa Catarina. Embora as chuvas tenham retornado no estado, mesmo que insuficiente para normalizar as águas subterrâneas que mantem a água nos períodos de chuvas, os prejuízos já estão postos tanto para o agricultor que tem perdas significativas de produção, como para o consumidor que vê o preço dos alimentos disparar.

 Os agricultores familiares precisam de um Estado que realize seu papel e que tenha seriedade com os anúncios que realiza para assim conseguir seguir com sua nobre missão de produzir alimentos de qualidade para a população brasileira.

*Informações concedidas pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul.*