FETRAF RS participa do lançamento da Frente Gaúcha em Defesa da Previdência

02/03/2017 - 14:37

Em ato na assembleia gaúcha coordenadora da Fetraf enfatiza o retrocesso da reforma previdenciária para as mulheres

A coordenadora da Fetraf-RS, Cleonice Back, participou, nesta sexta-feira (24), do ato de lançamento da Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Pública, na Assembleia Legislativa. Representando a Fetraf e todas as agricultoras familiares, Cleonice destacou os retrocessos da reforma previdenciária para as mulheres, bem como, a necessidade da unidade na luta entre os trabalhadores rurais e urbanos.

“Infelizmente nós trabalhadoras da agricultura familiar somos as mais atingidas pela reforma da previdência. Os direitos que nós conquistamos com muita pressão e mobilização na constituição de 1988, agora estão sendo retirados por esse governo golpista”, lamentou. Ela salientou que as mulheres do campo estão perdendo 10 anos de aposentadoria, de acordo com as regras da reforma.

Para ilustrar a crueldade da reforma previdenciária Back levou o exemplo de uma agricultora familiar, com quem ela dialogou nesta semana. “Eu conversei com uma agricultora e ela me contou que aos 42 anos de idade já está debilitada pois começou a trabalhar aos 10 anos. E essa mulher, nem na regra de transição entrará. Imagina se ela precisar trabalhar aos 65 anos”, enfatizou.  Cleonice frisou que a maioria dos agricultores e agricultoras nunca irão se aposentar se tiverem que esperar até os 65 anos.

Ela elogiou a criação da Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Pública e falou que esse debate é fundamental porque mostra a unidade de todos os trabalhadores, do campo e da cidade, homens e mulheres, lutando por seus direitos.  Coordenada pelo deputado Altemir Tortelli, a Frente reúne as diferentes entidades, organizações e instituições do RS contrárias à proposta de Reforma da Previdência.