Sintraf de Barra do Chapéu realiza oficina de divulgação do Programa Nacional de Crédito Fundiário

13/07/2016 - 15:01

Desde 2014 a entidade desenvolve o Projeto de Mobilização, Capacitação e Sensibilização para Beneficiários, assim os agricultores familiares podem conhecer essa possibilidade de acesso à terra.

O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF) da cidade de Barra do Chapéu realizou no domingo (10), uma oficina de divulgação do Programa Nacional de Crédito Fundiário na Escola Municipal, com apoio da FAF/CUT-SP. Desde 2014 a entidade desenvolve o Projeto de Mobilização, Capacitação e Sensibilização para Beneficiários, assim os agricultores familiares podem conhecer essa possibilidade de acesso à terra.
 
 
A vereadora Janete Sarti, liderança da FAF na região, articulou a realização da oficina junto ao Sintraf para iniciar a organização da demanda de beneficiários na região. Na ocasião, o coordenador técnico do PNCF pela FAF, João Aranha Júnior explicou sobre as linhas de financiamento, os pilares em que se baseia o Programa, sendo a participação social com a atuação das entidades organizativas da categoria; descentralização, que é a parceria com os governos estaduais; a transparência e; controle social. A oficina ocorreu também na Prefeitura Municipal de Itaoca na segunda-feira (11).
 
Sobre o PNCF
O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é um programa do governo federal que  oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural, por meio de um financiamento. O recurso ainda é usado na estruturação da infraestrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma.