Fetraf Goiás entrega pauta de reivindicações e dá continuidade nas ações com seminários

30/09/2019 - 12:34

Além das reuniões com governo a federação participou de seminários que promovem o fortalecimento e valorização da Agricultura Familiar

A Fetraf Goiás encerrou a Semana de Lutas da Agricultura Familiar com a entrega da pauta de reivindicações para representantes do Governo do Estado, abordando, principalmente, questões relativas a produção rural, sustentabilidade e Agricultura Familiar.

As demandas apresentadas vão desde a infraestrutura, o programa Água para Todos, energia, habitação por meio do PNCF - hoje a Fetraf possui famílias habilitadas ao programa, e 30 propriedades aguardando regulamentação; apoio a agroindustrialização, incentivos à bacia leiteira, farinha artesanal, compras institucionais, regularização fundiária e assistência técnica e extensão rural.

Para a Fetraf GO, o apoio do estado é essencial para que a Agricultura Familiar amplie sua dimensão da produção e para isso, o acesso as políticas públicas são de fundamental importância.

Ainda, na mesma semana, dando a continuidade a pauta de ampliar e fortalecer a Agricultura Familiar a Fetraf esteve na reunião de preparação da a 18ª Edição da Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2020, que será sediada no Instituto Federal Goiano, na cidade de Ceres.

“É uma agenda consolidada e que tem trazido resultados significativos na valorização e fortalecimento da Agricultura Familiar. Neste espaço ampliamos não apenas na comercialização e visibilidade do setor, mas também avançamos nos debates que enriquecem nosso conhecimento com alternativas que garantem a execução de políticas públicas e tecnologias para a Agricultura Familiar”, explica Gerailton Ferreira, coordenador da Fetraf de Goiás.

Mais atividades também agregaram ações na Semana de Lutas da Fetraf Goiás, por exemplo o Seminário Cerrado Pelas Águas, Vidas e Resistência - do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social. Na ocasião foram apresentadas algumas experiências positivas no Cerrado como proteger e recuperar a vida na região.