Primeiro Natal que Silene passará na casa própria.

24/12/2015 - 12:05

25 famílias adquiriram a terra onde vivem, em Ribeiro Gonçalves (PI), pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

“Parece um sonho passar o Natal em nossa casa, construída na terra que é nossa, com uma ceia feita de alimentos produzidos no nosso quintal. É um presente de Deus para nós que lutamos muito para ter nosso pedaço de chão. Pode haver felicidade maior que essa?”, pergunta orgulhosa a agricultora Maria Silene Bezerra da Silva. Ela e mais outras 24 famílias adquiriram a terra onde vivem, em Ribeiro Gonçalves (PI), pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
 
Ela conta que nas festas do ano passado, ao ver sua casa por terminar, pensava como ia ser bom comemorar o Natal nela e fazia planos. Planos que viraram realidade. “Teremos uma festa de Natal inesquecível, com a casa cheia. A ceia será comunitária, na sede da associação. Cada família vai levar um tipo de comida e uma bebida. Vai ter missa, culto, cantoria e muita alegria”, descreve.
 
Terra e sustentabilidade
 
A comunidade São Bento foi adquirida pela linha do PNCF Combate à Pobreza Rural, o que possibilitou um aporte do SIC (Subprojeto de Investimento Comunitário) de R$ 675 mil - não reembolsável. O recurso foi destino à estruturação da propriedade (poços, eletrificação, cercamento, preparação do terreno para o plantio, compra de matrizes, etc.). Segundo Silene, problemas técnicos adiaram a finalização das casas, entregues na primeira semana de dezembro deste ano.
 
Nos 590 hectares adquiridos, as 25 famílias plantam arroz irrigado, feijão, mandioca, milho e hortaliças. Criam galinha e porco para consumo e venda. “Éramos arrendatários, pouco sobrava. Com o que produzimos hoje a renda das famílias dobrou. Melhoramos de uma vez só a nossa alimentação e a qualidade de vida”, finaliza a agricultor