Goiânia também recebe a Oficina de Planejamento do PNCF.

30/03/2015 - 14:34

A oficina de Planejamento do PNCF esteve no estado nos dias 30 e 31 de março para cumprir a primeira etapa do Programa.

A oficina aconteceu nos dias 30 e 31 de março em Goiânia no Hotel GO INN e aproximadamente 30 pessoas, dentre elas, lideranças de 11 municípios, dirigentes, técnicos e coordenadores, prestigiaram a capacitação.  Junior César de Almeida, técnico responsável pelo PNCF no estado, fala das suas perspectivas com o retorno do programa e se mostra otimista para esse novo desafio. “A atividade foi um marco na retomada do debate ao PNCF no Goiás. A elaboração de um planejamento estratégico com os parceiros vai aumentar o número de contratações do programa que do ano de 2013 para cá, gerou apenas 27 contratos”.

A oficina de planejamento do PNCF é apenas a primeira etapa do programa que vai possibilitar aos trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra, comprar e estruturar um imóvel rural por meio de financiamento. O PNCF é coordenado pela Secretaria de reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário em parceria com os governos estaduais, movimento sindical rural e uma grande quantidade de parceiros. Além da terra, o programa possibilita a construção das instalações básicas para a casa (luz, água e esgoto) e investimentos produtivos, como a preparação do solo, compra de implementos, acompanhamento técnico e o que mais for necessário para que o agricultor possa se desenvolver de forma independente e autônoma.

O Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário no Goiás, Otacílio Alves Teixeira, fala a respeito do papel deste programa no estado. “Para nós da delegacia do MDA, o programa tem um papel importante e fundamental para complementação da reforma agrária. Não é um programa que vem substituir, mas complementar. Aqui no Goiás, temos avançado muito. Mais de 1 milhão de pessoas produzem  alimento para a agricultura familiar e até para o agronegócio . Temos nesse contexto milhares de famílias precisando de espaço de organização da produção, da comercialização e industrialização do produto. O credito fundiário vem ajudar essas famílias  a adquirir seus sonhos e seu pedaço de terra. Produzir, gerar renda e ao mesmo tempo agregar ao PNCF outras politicas como a educação no campo , saúde , alimentação e comercialização. Além de fortalecer a organização social , organização sindical junto com o programa no sentido de trazer melhores condições de vida para o meio rural”.