Fetraf-MG realiza VI Congresso da Agricultura Familiar

27/10/2021 - 16:27

Com o tema “Fortalecendo a Agricultura Familiar, organizando a produção e garantindo renda”, a atividade será realizada de forma híbrida

Na próxima sexta-feira (29), a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Estado de Minas Gerais (Fetraf-MG) realiza o VI Congresso da Agricultura Familiar de Minas Gerais.

Com o tema “Fortalecendo a Agricultura Familiar, organizando a produção e garantindo renda”, a atividade será realizada de forma híbrida.

Seguindo todos os protocolos sanitários recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a disseminação da Covid-19, alguns delegados(as) sindicais participarão da atividade de forma presencial, no município de Santa Margarida.  Outros, acompanharão o Congresso virtualmente, por meio da plataforma Zoom.

Além de debater e deliberar sobre importantes pautas da luta da Agricultura Familiar Mineira nos âmbitos nacional e estadual, o Congresso possui caráter eleitoral, onde ocorrerá processo que elegerá a direção e o Conselho Fiscal que coordenará a Federação no próximo quadriênio.

A coordenadora Geral da Fetraf-MG e coordenadora de Gênero da Contraf-Brasil, Lucimar Milher explica que além um momento oportuno para discussões importantes e para organização da base, o Congresso é necessário para colocar a diversidade em prática. “Na Fetraf-Minas temos realizado um trabalho plural que dá oportunidade para todos e todas ocuparem os espaços. Na nossa coordenação já tivemos um homem branco, eu, que sou mulher e quilombola e, agora, pela primeira vez um jovem negro assume o cargo da coordenação Geral. Finalizo meu mandato à frente da Fetraf-MG muito feliz e seguiremos juntos na luta pela construção de direitos para os povos do campo e da cidade”, disse.

O candidato à coordenação Geral, Éder Fernandes, diretor do Sintraf-Simonésia afirma estar animado com o novo desafio e reforça que a realização do Congresso da Agricultura Familiar é um importante momento para organização dos agricultores da base Fetrafiana mineira.  “Esperamos fazer um Congresso de lutas e avanços para todos e todas e a expectativa é alinhar e entusiasmar cada vez mais nossa base junto aos sindicatos para que possamos garantir avanços e melhorar a vida dos agricultores e agricultoras familiares”, concluiu.