A CONTRAF BRASIL, entidade representativa da Agricultura Familiar do país, torna público seu apoio ao ex-presidente Lula, que vem sofrendo perseguição política de setores alinhados ao atual Governo de Michel Temer, articulados com a grande mídia, setores do poder judiciário, bancadas do agronegócio e empresarial e da elite conservadora.
As tentativas de incriminar Lula, sem provas, são atos evidentes de perseguição política. O julgamento do presidente Lula marcado para o próximo dia 24 de janeiro, é um processo ilegítimo onde a real intensão dos articuladores da direita é tirá-lo da disputa às eleições em 2018, pois o ex-presidente dispara nas pesquisas de opinião pública como 1º colocado à presidência da República, sendo sua atual pré-candidatura massivamente reconhecida e aprovada pela população.
Para a CONTRAF BRASIL, Fetrafs e Sintrafs, o ex-presidente Lula foi o Governo que, de fato, valorizou e fortaleceu as políticas públicas da Agricultura Familiar e Reforma Agrária. Com Lula, o Brasil passou a executar programas que contribuíram para o fim da extrema miséria e fome. Se atualmente a Agricultura Familiar produz 70% dos alimentos da mesa dos brasileiros, é reflexo das políticas de fomento a produção de alimentos nas propriedades de agricultura familiar e reforma agrária, conquistadas e ampliadas no Governo Lula e Dilma. Foram várias as políticas que deram alicerce para que a agricultura familiar e reforma agrária crescessem no cenário socioeconômico. A agricultura familiar deixou de ser vista como o pequeno produtor de subsistência e passou a ser reconhecido como produtor de alimentos.
Durante o Governo Lula nasceu o Ministério do Desenvolvimento Agrário, órgão fundamental para a execução das políticas de fomento a agricultura familiar e reforma agrária, o plano safra da agricultura familiar, incluindo programas como o PAA, PNAE, PRONAF, PNCF, Luz para Todos, 1 milhão de cisternas, Assistência Técnica e Extensão Rural, Educação no Campo, saúde no meio rural, Programa Minha Casa Minha Vida, crédito fundiário, estruturação de assentamentos, e tantos outros que contribuíram para o desenvolvimento no campo.
No entanto, todas estas políticas estão sendo extintas devido ao atual modelo de gestão do Governo de Michel Temer. Com cortes drásticos no orçamento de 2017 e 2018, congelamento de recursos públicos por 20 anos e tantas outras medidas que colocam todas as políticas de fomento a agricultura familiar e reforma agrária por um fio, ou seja, correm o risco de não serem executadas, como também de não existirem em 2018.
Desde 2016, após o impeachment, o Brasil vive um período de retrocessos que retomaram um país de arrocho ao trabalhador e de retirada dos direitos. Portanto, a CONTRAF BRASIL acredita que defender a volta de um país com desenvolvimento social é apoiar Lula na presidência. Com Lula, o Brasil volta a construir e ter políticas que valorizam e priorizam a educação, saúde, a produção de alimentos saudáveis, a reforma agrária, os direitos trabalhistas, como também o direito do trabalhador à aposentadoria, o direito à terra e proteção dos territórios dos povos tradicionais, respeito ao meio ambiente e suas reservas, a moradia digna, o direito da mulher, dos negros e demais políticas estruturantes do nosso país.
Assim sendo, a CONTRAF BRASIL junto aos seus agricultores e agricultoras familiares defendem um julgamento justo do presidente Lula e apoiam sua candidatura a presidente da República. Logo, convocamos todos agricultores e agricultoras familiares a somarem-se nas caravanas, manifestações, protestos e ações que de alguma forma defendem Lula, a democracia e a soberania popular do país. Eleição Sem Lula é Fraude!
Coordenação
CONTRAF BRASIL/ FETRAFs/SINTRAFs