A Fetraf de Minas Gerais participou da reunião com o superintendente regional do INSS Sudeste II (SRII), Paulo Eduardo Cirino, para tratar sobre os processos apresentados pelos agricultores e agricultoras familiares para dar entrada nos benefícios de aposentadoria e outros auxílios.
Segundo a coordenadora da Fetraf MG Lucimar Martins, vários documentos foram indeferidos sem justificativa. “Quando o trabalhador e trabalhadora se apresentam nas agências, muitos deles são mal atendidos e de cara são dispensados pelos servidores que nem se quer registram ou passam o protocolo de atendimento. Isso não pode acontecer”.
Na reunião, o superintendente apontou que isso não é permitido e orientou que os agricultores e agricultoras que passarem por essa situação podem se resguardar por meio de denúncia e registrar ocorrência na polícia local.
Ainda, ficou acordado entre a superintendência e Fetraf MG de assinar um Termo de Cooperação. “Ficamos de apresentar o termo de cooperação. E, agora, vamos providenciar isso e em seguida visitar as outras agências, regionais, para evitar que nossos agricultores e agricultoras sejam perseguidos”, assinala Lucimar.
Ressaltando, na reunião o superintendente também afirmou que o sindicato é uma ferramenta importante que orienta e ajuda o trabalhador e trabalhadora no processo de dar entrada aos benefícios. Logo, contar com essa ferramenta é fundamental para o INSS e faz a agência um aliado.