Fetraf entrega pauta de reivindicações ao Governo do Estado

17/06/2016 - 18:01

Pauta de reivindicações consta um conjunto de demandas que pretendem fortalecer e dar mais sustentabilidade à agricultura familiar baiana.

Representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado da Bahia (Fetraf/Ba) entregaram nesta quinta-feira (16), ao secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, a pauta de reivindicações na qual consta um conjunto de demandas que pretendem fortalecer e dar mais sustentabilidade à agricultura familiar baiana. O encontro aconteceu na sede da Secretaria, no Centro Administrativo, em Salvador.
 
A Fetraf, filiada a Central Única dos Trabalhadores (CUT), tem representação em 120 municípios do estado. Jerônimo Rodrigues ressaltou o trabalho da instituição. “A Fetraf é combativa na luta sindical e que traz em sua essência a defesa da juventude rural, a questão da habitação rural e, este ano, sinaliza também dois temas extremamente importantes que é segurança e saúde pública no campo”. O secretário se comprometeu de encaminhar o documento junto ao secretariado de governo e ao governador Rui Costa.
 
Roseval Leite, coordenador geral Fetraf/Ba, que apresentou a pauta juntamente  com membros da diretoria da instituição, sinalizou que “Hoje tivemos a oportunidade de dialogar sobre temas importantes para a agricultura familiar a exemplo da infraestrutura de produção, agroindustrialização, assistência técnica e extensão rural (ATER), entre outros. Percebe-se que há um esforço do Governo do Estado em equalizar as demandas apresentadas pelos movimentos sociais do campo, mesmo com as dificuldades que estamos vivendo em nível nacional”.
 
O documento apresentado pela Fetraf/Ba contem 12 pontos estratégicos, sendo eles: habitação rural, juventude, acesso à terra e reforma agrária, inclusão socioprodutiva da agricultura familiar, democratização do acesso à água e a infraestrutura hídrica, educação do campo e qualificação profissional, segurança pública no meio rural, infraestrutura no campo, esporte e lazer, dívida e renegociação, comunicação, apoio à organização e estruturação.
 
Presente na reunião, Elizangela Araújo, secretária geral da Fetraf/Ba pontuou que é fundamental fazer um balanço das ações, quais os impactos ocorrerão com a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário ( MDA). Segundo ela, “É preciso colocar o pé no chão, para saber com quais recursos realmente poderemos contar para continuarmos a nossa luta”, ponderou.
 
Pauta
Na reunião ficou acordado que a SDR fará o envio e intermediação de cada ponto de pauta junto à secretaria estadual competente. Posteriormente será agendada uma nova reunião com Fetraf/Ba para que seja apresentado quais encaminhamentos foram dados com as demandas acordadas.
 
Além do secretário, participaram da reunião os superintendentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Ivan Fontes, da Agricultura Familiar (Suaf), Marcelo Matos, de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag), Renata Rossi, o Coordenador da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Ariosvaldo Souza, o assessor de movimentos sociais, Luis Anselmo de Souza, dentre outros técnicos da SDR.