Dia do Agricultor promove reflexão sobre a importância do homem no campo

29/07/2019 - 12:00

SUTRAF-AU realizou diversas ações em comemoração ao dia da agricultura familiar

Os dias começam cedo, o trabalho é árduo, muitas vezes as férias e os finais de semana não fazem parte do calendário. A dedicação em preparar a terra para o plantio e colheita torna a rotina exaustiva, além disso há ainda a preocupação com o tempo, com as pragas, o custo de produção e o financiamento da colheita. A vida do agricultor familiar não é fácil e ele busca resolver os problemas com trabalho duro e muita dedicação.  Esse trabalho é reconhecido e celebrado no dia 28 de julho, Dia do Agricultor. A data valorizar a categoria profissional tão importante para sociedade.

O Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai - SUTRAF-AU, com o objetivo de comemorar a data, promoveu a reflexão sobre a importância do homem no campo em diversos municípios.

De acordo com o coordenador geral do SUTRAF-AU, Douglas Cenci, mais que celebrar o momento atual é lutar pela manutenção dos direitos e pela valorização da categoria. “Por muitos anos usamos a data para comemorar os avanços, mas estamos em um momento de muitas preocupações, a questão da preforma da previdência nos faz continuar na luta”, disse.

Além da aposentadoria, Cenci destaca que os programas relacionados a habitação e o financiamento da produção são questões que tiveram retrocesso e que vão sofrer impactos no campo. “Antes existia um conjunto de políticas públicas que permitia que a agricultura familiar pudesse sobreviver e se desenvolver, produzindo alimentos, mas infelizmente no atual contexto estão estas políticas estão sendo extintas”, lamentou Cenci.

O alerta do SUTRAF-AU é que diante do panorama atual, as políticas acabam desestimulando os jovens permanecerem trabalhando com a agricultura. “O cenário é conturbado, então estamos trabalhando para que isso se reverta e temos esperança que isso possa mudar. A sociedade e os governos precisam entender a importância da agricultura familiar e do agricultor na produção de alimentos”, finalizou.

Confira as cidades em que ocorreram atividades em alusão ao Dia do Agricultor no último fim de semana:

Itatiba do Sul - No dia 27 de julho ocorreu a Festa do Agricultor e do Motorista no Povoado Porto Mauá em Itatiba do Sul. Entre a programação da festa ocorreu uma missa de ação de graças, um painel sobre “ O papel da organização social na conjuntura atual”, posse da nova direção do SUTRAF de Itatiba do Sul, além de almoço, sorteios e matinê.

Cruzaltense - No dia 27 de julho ocorreu a II Festa do Aposentado, Colono e Motorista, na Comunidade Nossa Senhora das Graças, Linha Santa Cruz – Cruzaltense. Entre a programação da festa ocorreu culto ecumênico, palestra com o professor Anacleto Zanella, almoço de confraternização.

Viadutos - A 10° Festa do Agricultor ocorreu no dia 27 de julho no Salão da Comunidade Santa Maria Goreti em Viadutos. Diversas lideranças estiveram presentes no evento, após solenidade ocorreu um jantar com baile festivo.