Fetraf Paraíba entrega pauta de reivindicações para novo secretário de Agricultura Familiar

14/01/2019 - 15:18

Durante a reunião, a federação apontou as prioridades para que a agricultura familiar avance na sua produção de alimentos

A coordenação da Fetraf Paraíba, representada pelo coordenador Edinaldo Leite, entregou a pauta de reivindicações, dos trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado, para o Secretário da pasta, Luiz Couto, do atual Governo, na última sexta-feira 11.01.

A organização debateu as principais demandas do meio rural e apontou medidas essenciais para que a agricultura familiar do estado seja fortalecida e avance na sua produção.

Hoje a Paraíba é um dos maiores produtores de leite de cabra do Brasil, segundo o Censo Agropecuário 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Com uma produção de 5,627 milhões de litros de leite por ano. A região também se destaca na produção de mamão, acerola, algodão arbóreo, entre outros.

Ainda, de acordo com o último Censo são 424.055 pessoas no meio rural, com 163.217 estabelecimentos. A atividade é tamanha que, no ano passado sediou a primeira edição do Simpósio Internacional da Agricultura Familiar, que aconteceu em João Pessoa, em novembro.

Foi neste contexto, que a Fetraf Paraíba, abordou na reunião a importância das políticas públicas de apoio e fomento para o setor rural. Dentre as reivindicações a coordenação pontuou as políticas para o semiárido, a exemplo, com a construção de cisternas, políticas de incentivo a pesquisa desenvolvidas pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária – EMPAER, programas de apoio ao modelo de produção agroecológico, de comercialização com a ampliação das compras da Agricultura Familiar do PAA e PNAE, valorização da produção de sementes do estado, assistência técnica e extensão rural e regularização fundiária.  

E, ao encontro das promessas da campanha de governo de João Azevêdo (PSB), a Fetraf PB também apontou que é fundamental a segurança no meio rural, como também levar a saúde por meio do  Programa de Saúde da Família (PSF).

Com 58,18% dos votos válidos no primeiro turno das Eleições 2018, o atual governo se elegeu com promessas de ampliar o número de leitos para internações de longa permanência e reformar os hospitais que integram a Rede Estadual de Saúde, ampliar a assistência médica da Paraíba a partir de uma ideia de regionalização dos hospitais. Sobre segurança, ele prometeu convocar aprovados no concurso da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, implantar os centros de monitoramento, bem como investir em inteligência para as Polícias Civil e Militar.