A oficina de capacitação ao Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) que aconteceu entre os dias 28 e 29 de abril em Brasilia, teve a função de capacitar agentes locais inseridos no programa, para atuar no Distrito Federal e Entorno.
A maior importância dessa atividade é a apresentação dos instrumentos operacionais que o programa tem e suas questões fundamentais para a elaboração das propostas de crédito fundiário, que ao seu final, se torna a garantia do acesso às famílias beneficiárias a essa e a outras politicas públicas.
Dois dias de muitos esclarecimentos. Informações e debates relacionados à documentação da Terra, perfil dos beneficiários, fluxo de propostas dentro das UTEs (unidade Técnica Estadual) , e ainda quais os principais desafios do Programa e suas prioridades para serem observadas na hora da elaboração da proposta. Com acompanhamento de uma assistência técnica e depois de uma oficina de capacitação, é mais provável ter êxito nas contratações. Com essa oficina os técnicos têm condições de evitar certas burocracias que atrasam o acesso a terra.
Robson Castro da Silva, técnico responsável pelo PNCF no DF e Entorno, está animado com o programa e acredita que mesmo não tendo tradição nesta região, seus operadores locais vão conseguir cumprir a meta estabelecida de 100 famílias. " Não vejo a hora de começar a cadastrar propostas. O PNCF vai mudar a vida de muitas pessoas que precisam dessa oportunidade. Quero ver famílias prosperando com sua própria produção. Esse será nosso maior pagamento".