Agricultoras familiares se reúnem para dialogar sobre metas através do Coletivo de Mulheres

24/08/2017 - 15:10

O empoderamento das mulheres agricultoras foi alvo de debate

As reuniões dos coletivos de mulheres agricultoras familiares foram realizadas em diversas cidades da do Estado de Santa Catarina durante os meses de julho e agosto. As reuniões são ações práticas e fruto do Planejamento da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina (FETRAF SC) do ano de 2017.

De acordo com a coordenadora de Políticas para as Mulheres da FETRAF SC, Edna Aparecida Deucher, além de serem espaços estratégicos para estimular a organização e a formação sindical das mulheres agricultoras, os coletivos visam contribuir no processo de implementação do projeto sindical e de desenvolvimento da agricultura familiar. “Esse trabalho se consolida no momento em que as mulheres se organizam nas suas comunidades, nos sindicatos e na região onde moram. O trabalho a ser feito é contínuo e exige muito esforço e união. Colocar em prática o que foi planejado é um grande passo”, avalia a coordenadora.

O empoderamento das mulheres agricultoras também foi alvo de debate e norteou as futuras atividades. O assunto faz parte dos encaminhamentos como fortalecimento de todo o trabalho desenvolvido pelas mulheres nos mais diversos setores de atuação.

Dentre os temas e ações prioritárias a serem desenvolvidos pelo Coletivo de Mulheres estão: avaliar, fortalecer e participar das ações de mobilização via movimentos sindicais e sociais, a luta pela saúde pública e pela organização popular da saúde a partir de fitoterápicos, intervenção na estratégia socioeconômica através de grupos de produção e de comercialização.

As reuniões foram realizadas pelos Sintrafs com assessoria da FETRAF SC.