As reuniões dos coletivos de mulheres agricultoras familiares foram realizadas em diversas cidades da do Estado de Santa Catarina durante os meses de julho e agosto. As reuniões são ações práticas e fruto do Planejamento da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina (FETRAF SC) do ano de 2017.
De acordo com a coordenadora de Políticas para as Mulheres da FETRAF SC, Edna Aparecida Deucher, além de serem espaços estratégicos para estimular a organização e a formação sindical das mulheres agricultoras, os coletivos visam contribuir no processo de implementação do projeto sindical e de desenvolvimento da agricultura familiar. “Esse trabalho se consolida no momento em que as mulheres se organizam nas suas comunidades, nos sindicatos e na região onde moram. O trabalho a ser feito é contínuo e exige muito esforço e união. Colocar em prática o que foi planejado é um grande passo”, avalia a coordenadora.
O empoderamento das mulheres agricultoras também foi alvo de debate e norteou as futuras atividades. O assunto faz parte dos encaminhamentos como fortalecimento de todo o trabalho desenvolvido pelas mulheres nos mais diversos setores de atuação.
Dentre os temas e ações prioritárias a serem desenvolvidos pelo Coletivo de Mulheres estão: avaliar, fortalecer e participar das ações de mobilização via movimentos sindicais e sociais, a luta pela saúde pública e pela organização popular da saúde a partir de fitoterápicos, intervenção na estratégia socioeconômica através de grupos de produção e de comercialização.
As reuniões foram realizadas pelos Sintrafs com assessoria da FETRAF SC.