Agricultura Familiar contra a PEC241

11/10/2016 - 16:57

A Agricultura Familiar, por meio da CONTRAF BRASIL, reitera sua luta na defesa dos direitos conquistados e mobiliza a categoria contra a PEC 241.

Com aprovação da PEC 241 o prato dos brasileiros também ficará vazio, isso porque a agricultura familiar, que é responsável por 70% dos alimentos da mesa do país, não terá o mesmo ritmo de produção e desenvolvimento dos últimos anos. A proposta congela os investimentos com saúde, educação, agricultura, infraestrutura, saneamento, assistência social pelos próximos 20 anos.

A medida faz parte do plano de governo atual, que não foi eleito em 2014, sendo assim, uma prática não aprovada pela maioria dos brasileiros. A proposta de emenda constitucional é um novo regime fiscal que muda a Constituição de 1988, justamente nas garantias fundamentais do brasileiro prevista no artigo 6º.

A PEC 241 foi aprovada em 1º turno na Câmara dos Deputadas na noite desta segunda-feira 10 por 366 votos à 111 votos contra e 2 abstenções.

“É ameaçador! Estão aprovando propostas de um governo que não foi eleito. Isso vai contra todas as propostas que elegemos em 2014, um cenário totalmente diferente quando se tinha a proposta de mais orçamento para educação, saúde, assistência e todo conjunto de políticas que promoviam o desenvolvimento do país”, diz preocupado Marcos Rochinski, coordenador geral da CONTRAF BRASIL.

Para a categoria dos agricultores familiares, a PEC 241 põe em jogo não só a população mais vulnerável economicamente, mas o futuro do país, porque faltará educação, saúde e alimento. “É um plano de retrocessos principalmente para as áreas sociais. Se eles querem reduzir gastos, pois cortem nos salários dos judiciários que tiveram reajuste de 41,4% de aumento este ano, e cortem nos próprios salários gordos dos parlamentares que terão aumento em breve, sem falar nas grandes fortunas e lucro bilionário dos banqueiros”, contesta Rochinski.

 A proposta ainda terá que passar pela votação em 2º turno na Câmara dos Deputados, para em seguida ir para o Senado.

A Agricultura Familiar, por meio da CONTRAF BRASIL, reitera sua luta na defesa dos direitos conquistados e mobiliza a categoria contra a PEC 241.