Governador de Pernambuco Paulo Câmara recebe comissão da Fetraf/PE e garante políticas públicas para Agricultura Familiar do Estad

29/04/2015 - 08:17

A reunião teve também a presença de representantes da Casa Civil, Assembleia Legislativa de Pernambuco e a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária.

 

Representantes de 130 municípios pernambucanos participaram nessa quarta-feira, 28 de abril, da XI Jornada Estadual de Lutas da Agricultura Familiar da Fetraf/PE no Recife. Após o ato, o governador do estado Paulo Câmara, recebeu no Palácio do Campo das Princesas a comissão da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadores na Agricultura Familiar de Pernambuco, durante audiência, marcada desde o dia 01 de abril.

Em pauta, foram reivindicados compromissos para reformulação e melhorias de políticas para a agricultura familiar sustentável, bem como investimentos em recursos hídricos no semiárido pernambucano.  O Chefe do Executivo assegurou durante a reunião a regularização fundiária para 40 mil agricultores familiares em quatro anos, também salientou a importância de se priorizar as ações.

Para tanto, solicitou aos representantes da Fetraf/PE, seus sindicatos e associações, que elaborem um planejamento com as prioridades do segmento para o próximo quadriênio. “Vamos pactuar o que é possível e vamos fazer. Quem vai acompanhar sou eu. Quem vai cobrar sou eu, junto com vocês”, assegurou Câmara, ao ressaltar que o Estado continuará investindo em segurança hídrica através do Plano de Convivência com a Estiagem, com ações como perfuração de poços, construção de cisternas e sistemas simplificados de abastecimento.

O presidente estadual da Fetraf, João Santos, apresentou ao governador 42 reivindicações, entre elas, uma política pública na comercialização, a recuperação de estradas vicinais para melhor escoamento da produção, a democratização da água, além da qualificação profissional. Ao final da audiência, João Santos disse ter saído “bastante otimista”. “Paulo assumiu um compromisso de fazer com que a agricultura familiar avance, inclusive, colocando mais dinheiro para a questão da pesquisa, para melhorar a nossa produção e qualificar as nossas atividades”, pontuou.

Também participaram da audiência os secretários estaduais Antônio Figueira (Casa Civil) e Nilton Mota (Agricultura e Reforma Agrária); o secretário-executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto, o secretário-executivo de Reforma Agrária, José Cláudio, além do deputado estadual e líder do Governo da Assembleia Legislativa, Waldermar Borges.