Agricultura familiar irá garantir alimentação na Cúpula dos Povos

16/02/2012 - 00:00

'Além de expor nosso potencial produtivo, vamos colocar em evidência que somos capaz de garantir a segurança alimentar sob uma nova concepção. Saudável e sustentável', disse Elisângela, coordenadora G

Escrito por Fernanda Silva - IMPRENSA FETRAF-BRASIL
 
No escritório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na tarde da última quarta-feira (15), Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL participou da reunião que discutiu os preparativos para que a agricultura familiar possa garantir a alimentação de cerca de 14 mil pessoas acampadas de 15 a  23 de julho, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, na Cúpula dos Povos.

“Além de expor o potencial produtivo da agricultura familiar, vamos colocar em evidência para a sociedade civil essa agricultura familiar, que preserva e cuida do meio ambiente. Que é capaz de garantir a segurança alimentar sob uma nova concepção. Saudável e sustentável”, disse a coordenadora.

A alimentação dos participantes da Cúpula dos Povos deve ser feita com a contribuição de cooperativas de produção e comercialização de agricultores familiares do Rio de Janeiro, com o fornecimento de verduras e leguminosas e, de Minas Gerais.

“A Conab, irá ajudar na logística dos produtos para que as cooperativas que estão começando a operar o PAA [Programa de Aquisição de Alimento] e PNAE [Programa Nacional de Alimentação Escolar] possam também participar”, informou Elisângela. Juntamente com a Companhia, FETRAF e Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) irão elaborar cardápio.

A Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental, contra a mercantilização da vida e em defesa dos bens comuns, é um evento organizado por entidades da sociedade civil brasileira e internacional, com críticas ao modo como os governos têm tratado as questões socioambientais e com propostas para evitar um colapso global.