Nesta quarta-feira (01/09), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Piauí (Fetraf-PI), em parceria com as associações de agricultores ASAF Altos e APROSAF deram início a construção do Espaço de Formação Manoel Araújo Chaves.
O espaço será construído no acampamento Grande Vitoria, área em que atualmente 68 famílias de agricultoras e agricultores familiares vivem e produzem alimentos saudáveis.
Além de ser um local voltado para a formação sindical, o espaço contará com uma sala de escritório e um setor destinado à exposição e venda das produções feitas por trabalhadores.
O presidente da Associação dos Agricultores Familiares e diretor da Fetraf-PI, Antônio Chaves explica que o nome do Espaço de Formação é uma homenagem ao seu pai, Manoel Araújo Chaves, agricultor familiar e liderança sindical que dedicou a vida ao trabalho no campo.
“A pior pobreza que existe é a falta de conhecimento e, infelizmente, como consequência à ignorância, a sociedade é também acometida de muitas outras pobrezas. Por esse motivo, esta obra é de grande importância para todos nós porque proporcionará momentos de conhecimento, pois quem não sabe é como quem não enxerga. Nesse sentido, pensamos e discutimos com nossos companheiros e companheiras que é fundamental a criação de um espaço em que nossos agricultores e agricultoras possam discutir temas importantes, resgatar nossos costumes e cultura, além de homenagear o meu pai, uma liderança que dedicou a vida inteira na luta em defesa da Agricultura Familiar”, disse.
Antônio Chaves explica ainda que a expectativa é que a obra fique pronta até o próximo dia 25, quando deverá ocorrer uma confraternização dos moradores para comemorar a conquista da terra e a construção de um espaço voltado à formação da categoria.
Toda a obra está sendo realizada através de doações e para aqueles que quiserem ajudar na construção do Espaço de Formação Manoel Araújo Chaves, basta entrar em contato pelo telefone:(086) 99412-9522