CONTRAF BRASIL CONQUISTA REGISTRO SINDICAL PELO MINISTÉRIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA

12/01/2023 - 12:51

A CONTRAF BRASIL/ CUT em nome da nossa direção parabeniza todos os companheiros e companheiras que se envolveram nesse processo de conquista e deseja força nas lutas que se seguirão.

Após anos de luta a CONTRAF BRASIL/CUT finalmente recebeu o certificado de registro sindical do Ministério do Trabalho e Previdência, representando legalmente agora, a categoria dos trabalhadores e as trabalhadoras na Agricultura Familiar em âmbito Nacional.

É importante destacar a existência da CONTRAF que há mais de 17 anos de luta é fruto da luta pela democracia, pelo direito dos trabalhadores e trabalhadoras a partir da Central Única dos trabalhadores – CUT baseada em um dos princípios fundamentais de liberdade e autonomia sindical amparada na Convenção 87 da OIT.  No decorrer desses anos de existência a confederação entende que a luta não se faz sozinha, por isso atua de forma coletiva, respeitando as diversidades e os demais movimentos organizados na luta do campo, no espaço estratégico e o campo unitário. Essa conquista da Agricultura Familiar e dos trabalhadores é resultado de uma luta conjunta. O compromisso vai seguir firme junto a luta em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar.

Para Josana Lima Coordenadora - Geral da Confederação que ressalta a importância dessa grande conquista para a categoria da Agricultura Familiar, e entende que a   jornada não é fácil e que não é só a conquista do registro sindical que determina a luta da organização. “É importante reafirmar todos os dias o nosso compromisso com a classe trabalhadora a qual temos a honra e a imensa responsabilidade de representa - lós através desta Confederação. Parabenizo a nossa equipe, nosso jurídico e toda a companheirada que se empenharam em suas bases para que esse grande momento pudesse acontecer. “disse

O registro sindical é uma grande vitória não apenas para Confederação, e sim para reafirmar a luta da agricultura familiar, somos pioneiros desde o final dos anos 90 em levantar a necessidade de termos organizações especificas que considerem a agricultura familiar como categoria trabalhadora no nosso país. Para o Coordenador de Relações Internacionais, Formação e Organização Sindical hoje orgulhosamente podemos dizer para toda a sociedade brasileira que ganhamos esse debate.  “A CONTRAF BRASIL ganhou o debate por construir politicas públicas como uma organização especifica da  Agricultura Familiar no Brasil.  A conquista do registro sindical veio para coroar todo nosso trabalho que há décadas junto com as nossas lideranças, os agricultores e agricultoras familiares se envolveram. Através de muita luta, de mobilizações, reivindicações, processos de elaboração da nossa categoria que hoje se consolida com o registro sindical. Para aqueles que disseram que só existe uma organização representativa com contexto rural da agricultura familiar, com essa vitória chegou a prova que não é apenas uma organização consolidada no ponto de vista da Confederação existentes nos municípios e estados onde residem as nossas federações e os nossos sindicato, somos uma organização consolidada nacionalmente e mais do que isso reconhecida pelo Governo Federal através do registro.  Hoje é um dia histórico, marcante e de comemoração. Viva agricultura familiar, que a partir de hoje oficialmente tem a sua entidade representativa em âmbito nacional chamada Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar no Brasil- CONTRAF BRASIL-CUT.” ressaltou o coordenador

 A CONTRAF BRASIL/ CUT em nome da nossa direção parabeniza todos os companheiros e companheiras que se envolveram nesse processo de conquista e deseja força nas lutas que se seguirão.