Luta pelos direitos da Mulher será intensificada pela CONTRAF BRASIL em 2017

26/01/2017 - 11:43

Calendário de mobilizações destaca que Agricultoras Familiares esse ano farão grandes manifestações devido aos riscos de retrocessos na política nacional

As lutas em defesa da Mulher e dos seus direitos sempre estiveram nas pautas prioritárias da agenda da CONTRAF BRASIL, porém este ano de 2017 as ações serão intensificadas devido as inúmeras ameaças que a classe trabalhadora feminina vem sofrendo com projetos de lei que tramitam no Congresso e que ameaçam suas conquistas.

Na reunião da direção ampliada da CONTRAF BRASIL, entre os dias 23 e 25, as lideranças da Agricultura Familiar deliberaram um calendário de Lutas que terá a Mulher, a frente no enfrentamento da PEC 287 - da Reforma Previdenciária, que retira, por exemplo, o direito ao salário maternidade da Agricultora Familiar.

“Temos uma série de motivos para nos manifestar. É a perda de direitos, a violência contra a mulher, é a perda de espaços políticos, entre outros. Vão nos atingir em cheio e iremos descer ladeira a baixo com as propostas que estão aprovando”, alerta Graça Amorim, da coordenação de Mulheres da CONTRAF BRASIL e coordenadora da Fetraf Maranhão.

A CONTRAF BRASIL definiu que para este ano, o dia 8 de março será de grandes protestos em todo o Brasil. “O 8 de março será um dia Nacional de Lutas da nossa confederação. Não dá para não lutar neste ano e precisamos mobilizar o máximo”, enfatiza Cleonice Back, coordenadora estadual da Fetraf Sul.     

A coordenadora da Fetraf Pará, Viviane Pereira, lembra: “É na força da crise que também temos que construir nossas bandeiras de luta e não podemos nos intimidar nesta atual conjuntura”.

As lideranças concordaram que para o dia 8 de Março todos os estados e municípios estarão realizando atos em defesa da Mulher e contra os retrocessos apresentados pelo atual governo nas políticas públicas e projetos de lei. “Nossa mobilização será por todo canto do país, será a nível nacional”, destaca Elisangela Araújo, coordenadora de formação e educação profissional da CONTRAF BRASIL e diretora executiva da CUT Nacional.

Até o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a CONTRAF BRASIL deve realizar e participar de reuniões que definirão programações e as pautas em defesa da Mulher e dos seus Direitos.