Sindicato de Constantina debate os impactos da reforma previdenciária com aposentados

07/07/2016 - 10:06

O debate foi acerca da reforma previdenciária que ameaça direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar.

Na última sexta-feira (01), o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Constantina (Sintraf) realizou encontro com aposentados e pensionistas do meio rural e urbano do município para discutir a previdência social e os impactos da possível reforma previdenciária, proposta pelo governo interino de Michel Temer. O evento aconteceu nas dependências do Clube Comercial de Constantina.

Entre os pontos debatidos estava o aumento da idade mínima de aposentadoria para 65 anos para homens e mulheres do campo e da cidade; desvinculação de reajuste do benefício ao salário mínimo; fim do décimo terceiro salário, além da extinção do ministério da Previdência Social. O presidente do Sintraf Constantina, Gelso Francisco Polaquini, destacou que a conquista de direitos históricos se encontra ameaçada, e que neste momento é necessário a união de todas as categorias para manter os benefícios adquiridos.

O assessor jurídico do Sintraf Constantina, Ederval Osmar Lauer, e o Coordenador da Fetraf Sul, Vilson Jose Alba, também abordaram a temática da reforma da previdência. Eles alertaram, igualmente, que será necessária mobilização e união de forças de todas as classes trabalhadoras para barrar as mudanças que objetivam diminuir os direitos garantidos por lei.

Como encaminhamento do encontro foi formada uma comissão de trabalho que auxiliará nas próximas ações de luta em prol da previdência. Para as próximas semanas está prevista a realização de uma plenária geral, envolvendo representantes de entidades, empresários, e demais autoridades, com a finalidade de debater o tema, entender a conjuntura e os reflexos negativos em nível Municipal, Estadual e Federal.

Foto: CW Constantina