Contraf Brasil, Fetrafs e Sintrafs juntas em defesa da Agricultura Familiar

22/08/2017 - 14:42

As Federações e Sindicatos juntos a sua confederação, CONTRAF BRASIL, constroem importantes agendas para avançar na agricultura familiar do país

Com atividades e mobilizações a CONTRAF BRASIL, Fetrafs e Sintrafs têm buscado o avanço da Agricultura Familiar no país. Com grandes desafios na atual conjuntura política com corte de recursos em programas importantes para o avanço da reforma agrária e produção de alimentos, os trabalhadores e trabalhadoras procuram alternativas na continuidade do desenvolvimento sustentável na produção de alimentos e comercialização de alimentos saudáveis.

A CONTRAF BRASIL, atuando hoje em 20 estados e mais de mil municípios acompanha de perto as ações dos governos Federal, estadual e municipal, como também atividades de organizações, instituições e entidades que apoiam o desenvolvimento sustentável, na promoção de um modelo de produção que garanta a soberania alimentar.

Acompanhe:

FETRAF Minas Gerais – Os agricultores e agricultoras familiares participaram do ato em defesa da Companhia Elétrica de Minas Gerais (Cemig) contra o leilão das hidrelétricas São Simão, Jaguara, Miranda e Volta Grande. A Fetraf adere a campanha junto aos movimentos sociais usando a hashtag #TodosPorMinasGerais.

FETRAF Rio Grande do Sul – Os agricultores e agricultoras familiares participam da  40ª Expointer que acontece entre os dias 26 de agosto a 3 de setembro de 2017. Serão mais de 40 agricultores e agricultoras familiares expondo seus produtos dos mais variados como queijo, salame, vinho, todos alimentos oriundos da agricultura familiar. Esse ano no espaço da Agricultura Familiar haverá uma cozinha italiana. A Expointer é reconhecida como um dos maiores eventos do mundo no gênero, sendo considerada a maior feira a céu aberto da América Latina. Ela se destaca por ser, além da exposição da excelência da produção primária, um espaço de diversidade de atrações que proporciona, seja na realização de seminários, workshops voltados ao manejo no campo, palestras, audiências públicas de interesse do setor agrário, áreas de lazer, alimentação e uma variedade de atrações que levam centenas de milhares de pessoas ao parque no período da feira, que se torna centro de atenções em âmbito estadual e nacional.

Fetraf Santa Catarina – Em Chapecó a Fetraf realiza reunião sobre os programas PAA e PNAE com o secretário de agricultura do estado. Na agenda também está marcado uma reunião na região do Vale do Itajaí com gestores das pastas de habitação e previdência social. As lideranças da Fetraf SC também participam de audiência pública em Brasília, representando a CONTRAF BRASIL sobre programas de alimentação e programa Minha Casa Minha Vida Rural.

Fetraf Piauí – Os agricultores e agricultoras familiares da Fetraf Piauí estão se organizando para receber a Caravana Lula no próximo dia 3 de setembro. A agenda está sendo construída com atividades que venham destacar o apoio da agricultura familiar ao ex-presidente Lula.

Fetraf Maranhão – A Fetraf Maranhão realiza nesta semana um encontro na região de São Mateus, com a presença de lideranças sindicais de mais 5 regiões do estado. Na pauta está o debate para o desenvolvimento sustentável do campo e a construção de alternativas para a continuidade de produção de alimentos, como também análise da atual conjuntura política. Participa do encontro o coordenador de gestão e finanças da CONTRAF BRASIL, Lázaro Bento.

Fetraf Pernambuco – A Fetraf Pernambuco dá continuidade esta semana as reuniões de polo do estado, mobilizando seus agricultores e agricultoras familiares para os desafios de avançar na agricultura familiar por meio de seus sindicatos, federação e confederação. Durante a semana a Fetraf PE realizou no último dia 16 uma plenário na cidade de Arco Verde com a presença de 226 lideranças sindicais, representando 92 sindicatos. Na pauta estava a organização sindical, reforma agrária, enfrentamento contra as reformas e a pauta estadual da agricultura familiar.

Fetraf Bahia – A Caravana Lula pelo Brasil passou pela Bahia neste último final de semana nas cidade de Salvador, Cruz das Almas e Feira de Santana. Mais de sete mil agricultores e agricultoras familiares receberam o ex-presidente Lula. A organização contou com a coordenação da Fetraf Bahia, representada por suas lideranças, coordenador geral Rosival Leite e Elisângela Araújo coordenadora de formação e educação profissional da CONTRAF BRASIL, que também está como diretora executiva da CUT Nacional e coordenadora do Fórum Baiano da Agricultura Familiar. 

CONTRAF BRASIL:
22.08 – Audiência Pública na Câmara dos Deputados sobre programas PAA e PNAE
22.08 – Audiência Pública no Ministério das Cidades sobre programa Minha Casa Minha Vida Rural