FETRAF SC marca presença em Seminário Estadual de Agroecologia

26/10/2017 - 14:25

O Seminário Estadual de Agroecologia está em sua 8ª edição e é realizado em Santa Catarina, na cidade de Santa Rosa de Lima

O Seminário Estadual de Agroecologia está em sua 8ª edição e é realizado em Santa Catarina, na cidade de Santa Rosa de Lima, considerada a capital estadual da Agroecologia. A cada dois anos entidades representativas, associações, cooperativas e movimentos sociais ligados à agricultura familiar e à agroecologia, com apoio de órgãos governamentais tornam o debate sobre agroecologia uma realidade através deste evento. A FETRAF SC estará representada pelo coordenador de Organização da Produção, Agroecologia e Sustentabilidade, Aerton Luis Valmorbida e pelo Sintraf regional, que é uma das entidades envolvidas na organização e realização do Seminário.

Este ano, o evento que inicia nesta quinta-feira (26) apresentará de forma aprofundada e atualizada temáticas em uma série de palestras e oficinas que abordam assuntos específicos relacionados à atividade. Uma grande oportunidade de aprendizado, de troca de experiências e de fortalecer e unir ainda mais este importante e promissor – tanto em aspectos econômicos, quanto sociais e ambientais – setor da agricultura brasileira.

O evento é voltado para agricultores familiares, estudantes, técnicos, extensionistas rurais entusiastas e demais interessados. A programação do dia 26/10 terá mística de abertura e as seguintes temáticas de debate: “Agroecologia e o enfrentamento do agronegócio”, apresentado por Álvaro Santin, engenheiro agrônomo, assentado da Reforma Agrária, produtor agroecológico e militante do MST. O segundo tema do dia será sobre “Os desafios da agroecologia”. A palestra será proferida pelo professor Ernesto Mendez, da Universidade Vermont (EUA).

O primeiro painel do dia será sobre “Experiências e esperança na agroecologia”, com o engenheiro agrônomo e prefeito de Anchieta, Ivan Canci. O debate segue com outros dois painéis: “Economia Solidária” (Prof. Valmor Schiochet – FURB), e “Agroecologia em Cuba” (Prof. Jesus Iglesias – UNAH) seguido de debate e plenária. A abertura da Feira de Sementes e Variedades também será outro atrativo do Seminário.

Na sexta-feira (27), os participantes se integrarão às oficinas, workshops e minicursos oferecidos pelos organizadores. Ao todo, 15 temas sobre os mais variados assuntos relacionados à agroecologia poderão ser escolhidos como forma de aprofundar e de aperfeiçoar o conhecimento e a prática agroecológica. São eles: Meliponicultura, Programa de Pagamento de Serviços Ecossistêmicos de Santa Rosa de Lima, Sistema silvipastoril com Núcleos de Diversidade, Agroturismo, Certificação participativa, Plantas medicinais e homeopatia, Agricultura urbana, Bambu, Cooperação na Agricultura familiar, Juventude e agroecologia, Observação de aves, Sementes crioulas, Economia solidária, Educação do Campo e Bio construção.