A Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Fetraf Brasil), passa agora a ser e atuar legalmente como confederação, e assumindo o nome Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (CONTRAF BRASIL).
A mudança cumpre a deliberação aprovada pelos delegados, sindicatos e federações estaduais, durante o IV Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil, que ocorreu em maio deste ano, 2016, com objetivo estratégico de fortalecimento da agricultura familiar e de disputa de projeto de desenvolvimento rural.
Acompanhando a evolução natural das lutas e ansiedades da categoria, a mudança faz parte de um processo de construção para avançar nas políticas públicas agrárias com um sistema sindical que garanta unidade e, ao mesmo tempo, autonomia nos diversos níveis organizativos (municipal e/ou microrregional, estadual e nacional), implicando na efetivação de um sistema confederativo.
O sistema CONTRAF BRASIL é formado pelo conjunto dessas organizações e instâncias sindicais, que são autônomas, mas que assumem um perfil ideológico e de princípios comuns claramente definidos, respeitando-se a diversidade social, econômica, cultural e étnica existente na agricultura familiar brasileira.
Com um ousado passo na organização sindical a CONTRAF BRASIL continua a defender a agricultura familiar e pelo desenvolvimento e soberania alimentar. Os eixos temáticos de ação, mobilização e lutas seguem na construção da: