A FETRAF RS estará presente mais uma vez na 40° Expointer, a maior feira de animais, implementos e produtos agrícolas a céu aberto da América Latina. Esta será a 19ª realização da Feira da Agricultura Familiar, dentro da Expointer, que é realizada no Rio Grande do Sul (RS), entre os dias 26 de agosto a 3 de setembro.
Serão 198 empreendimentos no pavilhão da agricultura familiar: 145 de agroindústrias familiares e 47 de artesanatos rurais, plantas e flores. Ao todo, a mostra envolve 1.340 famílias de 131 municípios gaúchos, além de seis expositores de Minas Gerais. Tradicionalmente, o pavilhão é uma das atrações mais visitadas do evento, por ser uma oportunidade de os visitantes conhecerem de perto os produtos das famílias rurais, tudo em um mesmo lugar.
“Estamos com 39 agroindústrias e cinco cooperativas participando do evento destacando-se com uma grande diversidade de produtos da agricultura familiar de todo o estado do Rio Grande do Sul. São derivados de origem animal, salame, linguiça típica italiana, charque suíno, vários tipos de queijo, mel, produtos panificados como biscoitos, pães, cucas, além dos alimentos processados como geleias, sucos naturais, comportas, vinhos e teremos o chop artesanal e artesanato e flores”, conta Cleonice Back coordenadora da secretaria socioeconômica da Fetraf do Rio Grande do Sul.
No ano passado, a venda desses produtos somou mais de R$ 2 milhões em comercialização. Os agricultores e agricultoras representados pela FETRAF RS consideram que as agroindústrias familiares, hoje, assumem um papel importante na escala da agricultura familiar, pois são responsáveis desde a produção da matéria prima, a fase do processamento que agrega valor ao produto e até a comercialização. Neste contexto, a agroindústria também permite a sucessão familiar, pois em sua maioria está presente o jovem e a mulher, gerando mais renda e desenvolvimento para a família e o município.
“A Expointer é importante não apenas como um espaço de comercialização dos produtos da agricultura familiar, ela também é fundamental para a divulgação da diversidade do que produzimos. A cada ano a feira cresce e esperamos superar os números do ano passado”, comenta a coordenadora.
Além da exposição, o espaço oferecerá oficinas técnicas, concursos e programações extras durante todos os dias de evento.
“Quando começamos a participar da feira há 19 anos estávamos debaixo da lona preta. Hoje expomos em um grande pavilhão, inclusive com a indicação da construção de um segundo, porque esse já não abriga todas agroindústrias familiares do estado. Avançamos muito nestes 19 anos, apesar dos desafios que ainda existem pela frente”.
Dica- Como nos últimos dois anos, quem for à Expointer 2017 pode baixar o aplicativo da feira que contém dicas e informações do evento.
Sobre o evento - A 19ª Feira da Agricultura Familiar é uma promoção do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) e Emater-RS. A comissão organizadora é composta pela Fetag-RS, Fetraf-RS e Via Campesina.