O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, recebeu ontem à tarde (26), na sede do ministério, membros da direção executiva da FETRAF/BRASIL.
Durante o encontro foram debatidos assuntos como o lançamento do Plano Safra 2016/2017, que irá ocorrer na próxima terça-feira (3/5), a retomada dos programas de assistência técnica e extensão rural e estratégias para adoção de recursos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Na ocasião, o ministro Patrus Ananias, reconheceu a atuação da Fetraf quanto à sua representatividade junto ao MDA na defesa da continuidade das políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar.
Patrus afirmou também que há uma expectativa para o próximo período sobre a retomada dos programas de assistência técnica e extensão rural por meio de recursos da Secretaria da Agricultura Familiar e das atividades de Ater dos assentamentos rurais por meio de recursos do Incra. Ainda segundo o ministro, outra medida importante que deve ser anunciada na próxima semana é a adoção de recursos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O coordenador geral da Fetraf/Brasil, Marcos Rochinski, afirmou que, mesmo com a turbulência política de paralisação de muitas atividades e em função do que ocorre no Congresso, a entidade reconhece mais uma vez que o governo demonstra estar antenado às políticas de desenvolvimento rural e à necessidade da continuidade nas políticas voltadas para a agricultura familiar e reforma agrária. “Nós ressaltamos a importância dessas políticas conquistadas no último período e reconhecemos o papel importante que o ministro Patrus Ananias teve para intensificar o debate sobre a agricultura familiar dentro do centro do governo”, avaliou.
Também participaram do encontro, o coordenador de Finanças da Fetraf, Lázaro de Sousa Bento; os assessores da diretoria da Fetraf, Eustácio Magno Macedo e Amadeu Bonato; o coordenador da Fetraf DFE, Anaildo Porfírio; o secretário da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Onaur Ruano e o assessor especial do ministro Nilton Tubino.
Foto: Ascom/MDA