Entenda o que é o Congresso do Povo

17/05/2018 - 15:12

As etapas estão ocorrendo desde março e a fase Nacional está prevista para ocorrer em julho

No final de 2017, momento histórico delicado, de retirada de direitos da classe trabalhadora e repetidos ataques contra as organizações sindicais e sociais, a Frente Brasil Popular – da qual a CUT faz parte – lançou a convocatória para o Congresso do Povo Brasileiro.

O que é o Congresso do Povo Brasileiro? É uma maneira de nós o povo brasileiro convocar e instituir nosso próprio Congresso, como parte de um grande processo pedagógico das massas populares. Esse processo deve ajudar a politizar a sociedade, a entender este momento político, e que nos desafie a identificar as saídas desta crise e as formas de se organizar para construir estas saídas, derrotando os golpistas e sobre estes, construirmos um Projeto de Brasil.

As etapas do Congresso iniciaram em março atingindo desde as organizações que atuam nos bairros, municípios e estados, para posteriormente chegar na etapa nacional. A fase final, está prevista para acontecer em julho e reunirá as propostas dos participantes de todo o Brasil. Deverá reunir milhares de pessoas que participaram desse processo e será o momento de apresentarmos uma síntese do programa que o povo quer para o próximo governo e para o futuro do Brasil.

Não há transformação profunda sem a participação organizada daqueles que mais precisam que o País se torne uma nação forte, independente, soberana e desenvolvida. Por isso, o ineditismo da atividade está também na ampliação e chamado para que o povo construa com as suas próprias mãos o projeto que busca o desenvolvimento do Brasil.

Quer saber todos os detalhes?

Acesse aqui cartilhas e outros materiais: https://drive.google.com/drive/folders/19Vu31RQJ2sMb-Ba_Yf7tPA_hPFDlzwZv