Por efetivação das políticas públicas para a agricultura familiar e garantia dos direitos dos trabalhadores do campo
SECAD -Em audiência com André Lázaro, Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do ministério da Educação, comissão da FETRAF discutiu temas constantes da pauta de reivindicação da Jornada de Luta.
Formação continuada para o campo, escolas rurais, revisão de conteúdos para a adequação à realidade rural, formação profissional de jovens e adultos e políticas de educação para o meio rural foram debatidos objetivando a geração de alternativas imediatas.
Após ampla discussão, consolidou-se a proposta da construção de uma parceria entre FETRAF/MEC/MDA e MTE na formação de agentes de desenvolvimento, com elevação de escolaridade de ensino fundamental e médio, além de agendas para oficina de trabalho com esses ministérios para dar continuidade a construção de alternativas.
SAF - A Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, também foi palco de reivindicações, onde, coordenação da FETRAF-Brasil e FETRAFs estaduais estiveram reunidos com o Secretário Nacional, Adoniram Sanches Peraci.
Houve uma concordância com a SAF sobre os pontos apresentados, e a Secretaria se comprometeu em contribuir com o debate para alavancar recursos juntos aos outros órgãos do governo federal para que as reivindicações saiam do papel.
SDT - O secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), Humberto Oliveira, em audiência com os representantes do trabalhadores na agricultura familiar, deixou acertada a execução de projetos de capacitação na área do cooperativismo de habitação. Um grande avanço na luta pelo direito a moradia.
MPS - Com o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, FETRAFs discutiram sobre o termo de cooperação técnica firmado no início de abril, a capacitação dos sindicatos para a realização da coleta de dados e a necessidade de maiores incentivos e estrutura para a realização dos trabalhos. Também os inconvenientes gerados pelos postos de INSS ao burocratizar a garantia de direitos aos trabalhadores e ainda a dificuldade do acesso à informação. Uma nova audiência está agendada com o ministério, agora com uma equipe técnica, para a sistematização de alternativas viáveis.