A reforma da previdência foi tema de debate na 40ª Expointer com a participação do senador Paulo Paim (PT-RS), que preside da CPI da Previdência. Agricultores e agricultoras familiares contribuíram com as discussões apontando os retrocessos, pois a reforma retira o direito dos trabalhadores para beneficiar os grandes empresários.
“Esse debate é importante para esclarecer aos nossos agricultores e agricultoras familiares o que de fato está em jogo. O problema da previdência não é o trabalhador e som a sonegação de grandes empresários, que diante da morosidade da justiça arrastam os processos para no final serem anistiados com medidas provisórias como é o caso da MP 793 de R$ 10 bilhões para o setor do agronegócio”, explica Rui Valença, coordenador geral da Fetraf RS.
Para a FETRAF RS o espaço da Expointer é oportuno para estas discussões diante do público ser para além do setor do campo. No debate o senador Paulo Paim focou a consequência da reforma da Previdência na vida do trabalhador rural.
Estiveram presentes também na atividade a coordenadora executiva da Fetraf RS Cleonice Back; o deputado federal Marco Maia; o deputado estadual Ademir Tortelli e a advogada especialista em Previdência Jane Bervanger.
Na Expointer