Fetraf SC realiza acampamento convocando para Greve Geral do dia 14

12/06/2019 - 15:04

Os atos são contra a reforma da previdência e também alertam para os desmontes de políticas públicas da Agricultura Familiar

Com tratores, panfletos e cartazes, agricultores e agricultoras familiares, organizados pela Fetraf-SC (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina), e outras entidades sociais e sindicais participam nos dias 12, 13 do acampamento no trevo da BR 282, no município de Chapecó (SC), em protesto à reforma da previdência.

A ação, faz parte das estratégias de mobilizações que englobam o Dia da Greve Geral, no próximo dia 14 e tem o objetivo alertar a população e pressionar parlamentares para os prejuízos que a Reforma da Previdência trazem para o conjunto da classe trabalhadora. A atividade culmina com a Greve Geral, com ponto central, às 9h, na Praça Coronel Bertaso, no centro de Chapecó, em Santa Catarina.

A mobilização é contrária a Reforma da Previdência, medida proposta pelo governo do ex-presidente Michel Temer e encaminhada como nova proposta em 2019, pelo atual presidente, Jair Bolsonaro. Ela se apresenta como uma reforma estrutural nas medidas legislativas para alterar a legislação previdenciária do país, mas na verdade é um desmonte contra todos os trabalhadores e o fim do sistema previdenciário público brasileiro.

Para além da proposta da reforma, o acampamento também tem o intuito de alertar sobre as novas regras para produção e padrão de qualidade do leite cru refrigerado, do pasteurizado e do tipo A, determinadas pelas instruções normativas (INs) 76 e 77, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que entraram em vigor no mês de maio deste ano. As medidas aumentaram às exigências nas propriedades rurais, desde a produção, transporte, acondicionamento e armazenamento do produto. Fator que contribui para a estagnação do desenvolvimento da cadeia do leite e a exclusão de milhares de agricultores e agricultoras familiares da produção de leite. Os cortes na educação e os diferentes desmontes do atual governo também estão inclusas nas pautas da mobilização.

Representada em vários municípios, a Fetraf-SC realiza atos em Chapecó, no Rio do Sul nos dias 12, 13 e 14 na BR 470 - nas proximidades da loja Havan. Na cidade de Dionísio Cerqueira, no extremo Oeste catarinense, programado para quinta-feira (13) e sexta-feira (14), no salão paroquial da Paróquia Divino Espírito Santo.