Ocupação no INCRA Goiás chega ao fim

24/07/2011 - 00:00

Após nomeação do novo superintendente, famílias deixam a SR-04 cumprindo acordo feito com Celso Lacerda, presidente do Instituto

Na foto acima, o novo superintendente comparece à ocupação pra receber das mãos da coordenação a chave da SR-04


Depois de 25 dias de ocupação ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em Goiás, cerca de 400 famílias deixaram a SR-04 conforme acordo feito em audiência no dia 19, com Celso Lacerda, presidente do Instituto. O motivo da desocupação consiste na nomeação no novo superintendente do INCRA-Goiás, Jorge Tadeu Jatoba Correia (na foto, sentado na terceira cadeira da direita para a esquerda).

Os trabalhadores e trabalhadoras acampados, organizados pela FETRAF-Goiás, Movimento de Libertação dos Sem Terras (MLST), Movimento de Volta dos Trabalhadores ao Campo (MVTC), Movimento Brasileiro dos Trabalhadores Rurais (MBTR) e Terra Livre reivindicavam além da efetivação do novo responsável, maior celeridade no processo de reforma agrária no estado.

Nos próximos dias, os movimentos terão audiência com Correia para discutir as demandas referente ao acesso à terra. De acordo nota divulgada pelos organizadores, ao realizar avaliação do processo de mobilização, ?a burocracia do governo e a interferência por parte de grupos políticos que não tem compromisso com a reforma agrária em Goiás buscaram de todas as formas desmobilizar os movimentos fazendo com que desistisse pelo cansaço. Mas a resistência,a persistência e a insistência de todos e todas que construíram essa ação fizeram com que ela se tornasse vitoriosa?.

Lázaro Ramos, coordenador de Reforma Agrária da FETRAF-BRASIL, explicou que o fato das famílias desocuparam o INCRA não significa o fim da luta. ?Mesmo fora do INCRA continuamos mobilizados e vigilantes para que governo cumpra seu papel dialogando com os movimentos e fazendo a reforma agrária nesse país.