II Encontro do Macrossetor Rural da CUT termina com saldo positivo e unidade fortalecida

21/06/2018 - 16:41

Os grupos irão apresentar uma agenda de ação coletiva no rural

Durante três dias lideranças sindicais que representam o setor rural brasileiro estiveram reunidas em Brasília, para construir ações por melhores condições de vida e trabalho para as populações que produzem e reproduzem a vida no campo.

Os temas debatidos no II Encontro do Macrossetor Rural da CUT perpassaram por questões da reestruturação, fortalecimento e funcionamento do setor, construir e consolidar novas estratégias de unificação das lutas dos trabalhadores do meio rural e urbano com foco na unidade de ação, discutir e consolidar propostas de desenvolvimento rural sustentável, a disputa de um projeto político para o país de modelo de produção baseado na sustentabilidade, contribuir com a plataforma da classe trabalhadora e fortalecimento do sindicalismo no campo.

Nos próximos dias, os grupos irão apresentar uma agenda de ações estratégicas do Macrossetor Rural da CUT. Dos vários eixos para o desenvolvimento rural no Brasil, consideraram-se alguns elementos do atual contexto no país, como: agricultura e ruralidade brasileira, o Censo de 2017, sindicalismo rural, visões sobre o agro brasileiro, conjuntura pós-impeachment, cenários da Agricultura Familiar, modelos de produção, a crise, segurança e saúde alimentar, papel estratégico no desenvolvimento sustentável, e agenda de ação coletiva no rural.  

A CONTRAF BRASIL esteve presente nas discussões com as lideranças que representam os estados da Bahia, Piauí, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pará, São Paulo, Brasília, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.