Encontrar com representantes de movimentos sociais, foi prioridade para o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, nesta quarta-feira (26), em São Luís, no primeiro dia de sua agenda no Maranhão. “Estaremos no estado até sexta-feira, em contato direto com as comunidades, visitando os assentamentos, os acampamentos, os diversos espaços da agricultura familiar. Queremos conhecer de perto a realidade e ouvir, para, a partir disso, continuarmos o trabalho para o desenvolvimento da agricultura familiar, da agroecologia, do cooperativismo e da reforma agrária no Brasil”, afirmou Patrus, que na manhã desta quinta-feira (27), apresenta o Plano Safra 2015/2016, direcionado para o Maranhão, e depois visita localidades dos Territórios da Cidadania.
“É uma alegria estar aqui. A Fetraf tem sido uma grande parceira do MDA. É uma feliz coincidência que esse congresso ocorra no mesmo momento que viemos ao Maranhão apresentar o Plano Safra”, destacou o ministro, durante o encerramento do 2º Congresso Estadual da Federação dos Trabalhares e Trabalhadoras na Agricultura Familiar no Maranhão (Fetraf/MA). Na oportunidade, Patrus convidou os presentes para irem a São Bento, localidade próxima a capital maranhense, onde fará o anúncio das medidas.
Sobre os compromissos do Governo Federal com o desenvolvimento rural, Patrus salientou aos participantes que a meta é assentar todas as famílias acampadas, até o final de 2018, bem como promover a produção sustentável. “Temos o desejo de assentar todas as famílias no Brasil, pois gente não foi feita para viver na lona. Além disso, temos compromisso com a agricultura familiar. Queremos que os agricultores produzam alimentos em quantidade e com qualidade, garantindo a segurança alimentar e nutricional do povo brasileiro. Alimentos que promovam a vida, a saúde, e não alimentos com excesso de agrotóxicos. Queremos impulsionar uma agricultura familiar voltada à agroecologia”.
Ao agradecer a presença do ministro no evento, a coordenadora da Fetraf/MA, Maria da Graça Amorim, realçou que a participação de Patrus é o reconhecimento da relevância da agricultura familiar para o desenvolvimento do Maranhão e à segurança alimentar da população. “Este momento é muito importante, para nossa Federação. Estamos completando 10 anos de luta e resistência. É por isso que quero dizer, para todos aqui presentes, valorizar os homens e as mulheres do campo, que produzem e botam alimentos na mesa, é valorizar o Brasil”.
Também participaram do encerramento do 2º Congresso da Fetraf/MA, o coordenador-geral da Fetraf/Brasil, Marcos Rochinski, e o vice-governador do estado, Carlos Brandão, representando o governador.
Mais assistência técnica
Ainda em São Luís, em audiência pública sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), com os movimentos sociais e entidades prestadoras de serviços de Ater, Patrus reforçou o compromisso do Governo Federal. “Com o anúncio feito pela presidenta Dilma, durante o lançamento nacional do Plano Safra, definindo o nome do presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), estamos dando passos importantes para que a assistência técnica ganhe um novo impulso”.
FETRAF/BRASIL
Na oportunidade, a Coordenadora da FETRAF-MA Graça Amorim, fez a entrega de um documento importante que expressa à síntese das reivindicações que a FETRAF vem apresentando para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e também para o Governo Federal.
Este documento contém pontos relacionados ao aperfeiçoamento da política de crédito do Pronaf para facilitar o acesso aos agricultores, sobretudo, para inclusão produtiva de jovens e mulheres, além de exigir estruturação dos assentamentos já existentes, a necessidade da criação de novos assentamentos para as famílias acampadas, a necessidade da regularização fundiária e a solução de conflitos agrários, principalmente para a demarcação de terras indígenas e terras quilombolas. O documento expressa ainda, as necessidades de estruturação de uma politica de ATER que atenda a diversidade da agricultura familiar.
Graça também manifestou seu descontentamento pela forma como o Governo Federal tem conduzido a questão de preenchimento das funções e cargos relacionados com a reforma agrária e agricultura familiar no estado.
O Ministro acolheu todas as reivindicações e se comprometeu a estar mais presente no Maranhão para acompanhar os avanços e se certificar que nenhuma família fique debaixo da lona. Patrus assegurou que todas as famílias acampadas serão assentadas em assentamentos da reforma agrária, para haver aperfeiçoamento das politicas públicas.
O coordenador nacional da FETRAF/BRASIL Marcos Rochinski, fez uso da palavra para reforçar as reivindicações da FERTRAF-MA. Falou ainda do compromisso que a Federação possui enquanto entidade representativa para defender o projeto estratégico de fortalecimento da agricultura familiar em todo território Nacional.
Clique Aqui e leia na íntegra o documento que foi entregue ao Ministro Patrus Ananias.