CONDRAF dicsute 'Brasil Rural que queremos'

05/10/2011 - 00:00

Conselho reuniu-se na Sede da Embrapa, em Brasília, nesta quarta-feira (4)

Nesta quarta-feira (4), na Sede da Embrapa, em Brasília, ocorreu a 47ª Reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF). O Conselho, que foi convocado por Afonso Florence, ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), tinha o objetivo de ampliar o debate sobre o "Brasil Rural que queremos".

Para o ministro, o principal desafio deste período consiste no aperfeiçoamento de políticas e na inovação de estratégias em três eixos: organização econômica da agricultura familiar; redução das desigualdades no meio rural, com destaque para o programa Brasil Sem Miséria; e ressignificação da política de reforma agrária.

De acordo com Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL, o CONDRAF tem cumprido bem o papel de trazer para o debate questões que extrapolam as questões agrícolas “e têm abordado temas diversos referentes à questão de juventude, mulheres e tem debatido insistentemente a questão do desenvolvimento territorial”, avaliou.

O secretário considera que o atual momento da conjuntura nacional e internacional requer da agricultura familiar a reafirmação do "Brasil Rural que queremos", e elenca quatro situações em que a categoria terá a oportunidade de reafirmar esse projeto.

“Primeiro temos a Rio+20 que mostrará ao mundo o papel estratégico da agricultura familiar. No mês de abril de 2012, teremos a Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) que vem para construir um novo modelo de assistência técnica. Em terceiro lugar teremos, em novembro, a II Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural e, a Feira da Agricultura Familiar que acontece no mesmo contexto da Rio+20”, citou.

Durante a 47ª reunião do CONDRAF, Carlos Mário Guedes, secretário executivo adjunto do MDA, assuiu a secretaria do Conselho. A idéia é ampliar a envergadura política e seu papel estratégico, consolidando conquistas e ampliando a efetividade das suas atribuições.

Na ocasião, Guedes destacou a criação de um sistema de gestão participativa para ampliar o controle social e transparência sobre as políticas do ministério. Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Territorial (SDT), Jerônimo Rodrigues, que coordenou o Condraf em 2011, os secretários de Agricultura Familiar, Laudemir Müller e de Reordenamento Agrário, Adhemar Lopes de Almeida; o professor Paul Singer, da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), e cerca de 60 participantes, entre conselheiros e convidados.