CONTRAF BRASIL participa do curso da Reaf no Chile e ajuda nas diretrizes para agricultura familiar

17/11/2016 - 10:23

Liderança da juventude foi ao 5º Encontro Sul-americano de Jovens Rurais: Caminhos para o Desenvolvimento

Criar um espaço de intercâmbio e integração da juventude rural foi um dos objetivos do “5º Encontro Sul-americano de Jovens Rurais: Caminhos para o Desenvolvimento” da Reunião Especializada para a Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf). O evento ocorreu entre os dias 6 e 12 de novembro, no Chile. A delegação brasileira formada por três jovens agricultores familiares, entre eles o coordenador de juventude da CONTRAF BRASIL, Junior Alves, e também representantes da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). 
 
 
De acordo com a Reaf, existem aproximadamente 30,9 milhões de agricultores familiares na América Latina com idades entre 15 e 29 anos, o que representa 25,3% da população rural da região, e 19,6% do total de jovens. O 5º Encontro, diferente das outras edições, foi um intercâmbio de uma semana onde os jovens percorreram, de ônibus, aproximadamente 800 Km do sul do Chile até a capital, Santiago, passando a cada dia por uma cidade rural diferente.Aconteceram atividades com a população local, proporcionando aprendizagem e o diálogo entre esses jovens agricultores.
 
De acordo com o coordenador de juventude da CONTRAF BRASIL, Junior Alves, estiveram presente jovens de 11 países. Eles colaboraram com a construção de um documento com diretrizes para a juventude da América Latina e Caribe que são recomendações para as políticas públicas da agricultura familiar. 
 
“Esse intercâmbio foi importante para aproximar a juventude da América Latina. Conhecemos realidades distintas de outros países e foi uma oportunidade para discutirmos políticas públicas e elaborarmos recomendações que buscam valorizar e promover a agricultura familiar na América Latina e Caribe. Esse documento vai fortalecer a agricultura familiar em nossos países e servirá também como recomendação para o governo de cada país”, avaliou o coordenador. 
 
 
Com informações da Sead