Os membros da Contraf Brasil/CUT participaram na manhã da última quarta-feira, 07 de junho, de uma reunião para discutir processo de continuidade do diálogo sobre a criação de um sistema de formação e aprendizagem da Agricultura Familiar-SENAF. O encontro que aconteceu de forma virtual pela plataforma Teams, foi coordenada pela Secretaria Geral, com representação do Ministério da Educação, Conab, Ministério da Fazenda, Ministério do Desenvolvimento Social e Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Durante a reunião o Coordenador de Políticas de Acesso a Terra, Organização da Produção, Meio Ambiente e Cooperativismo da Contraf Brasil, Auri Junior, destacou a importância do encontro e fez um apelo para o governo do presidente Lula. “Essa reunião é de suma importância, porque é um pontapé inicial para a construção desse sistema de formação e aprendizagem, de caráter popular e agroecológico para a agricultura familiar. O nosso objetivo principal é que o governo do presidente Lula crie um sistema de formação que dê condições de potencializar a produção de alimentos saudáveis em nosso país. Nós queremos que o dinheiro arrecadado da agricultura familiar seja direcionado para o financiamento da formação da mesma, e não do agronegócio. “Esperamos confiantemente que o governo seja sensível a essa proposta e dê inicio a criação desse projeto que é tão importante e urgente para a agricultura familiar”, destacou.
A agricultura familiar é o segmento econômico e social que tem um modo de vida que se relaciona com a terra de forma sustentável, com preservação da biodiversidade, das matas, das florestas e nascentes . Agricultura Familiar é a principal responsável pela produção dos alimentos que são disponibilizados para o consumo da população brasileira. É constituída de pequenos produtores rurais, povos e comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores conforme dispõe a lei 11.326/2006. O setor se destaca pela produção de milho, raiz de mandioca, pecuária leiteira, gado de corte, ovinos, caprinos, olerícolas, feijão, cana, arroz, suínos, aves, café, trigo, mamona, fruticulturas e hortaliças.
Considerando a importância estratégica de fortalecimento da agricultura familiar para soberania alimentar e nutricional , superação da fome e pobreza no país ; Considerando a necessidade estratégica da preservação dos saberes, das sementes crioulas; Considerando a necessidade de produzir mais alimentos saudáveis especialmente para as comunidades mais empobrecidas do país e da necessidade de avançar com o projeto de desenvolvimento rural sustentável com instrumentos fortes, capaz de manter os agricultores familiares no campo com dignidade, propomos a criação de um Sistema nacional de aprendizagem e formação para agricultura familiar - SENAF com objetivo de promover transformação no campo pela formação e aprendizagem adequada a realidade dos agricultores familiares, seus desafios e suas realidades territoriais de identidade.